origem

terça-feira, 6 de abril de 2010

Pedagogia no Apoio Vocal à Equipa



Nestas alturas em que o nosso Benfica está em alta, já com uma taça conquistada e a caminho de mais importantes conquistas, os adeptos costumam aparecer em grande número na Luz ( esta época até tem sido uma constante desde o primeiro dia valha a verdade) e fora da Luz. A tendência é juntarem as suas vozes à dos sócios que formam o maior grupo de apoio à equipa. É bom e seria óptimo se fosse sempre assim.
No entanto há aqui um pormenor que eu queria ajudar a emendar. Naquele cântico que começa com um valente "OH Sport Lisboa..." e continua com um pedido de "Mostra a tua raça , o querer e ambição" há um acerto a fazer.

Pessoal, começa assim: "Oh Sport Lisboa (pausa) e Benfica, o Campeão". Como devem concordar é isto que faz sentido e não um "Oh Sport Lisboa (pausa) e o Benfica, o Campeão".
E o? Mas para que é o "o" antes de Benfica?! Estão a cantar por dois clubes diferentes?, o Sport Lisboa e o Benfica!? É só Sport Lisboa e Benfica, ok?
Vamos lá ensaiar:

E Benfica! Não custa nada.

E para acabar um desabafo pessoal. O nosso clube é o Benfica. Também conhecido por Sport Lisboa e Benfica, ou Glorioso, ou os "encarnados", ou clube da Luz, ou lampiões pelos infelizes invejosos rivais. Mas não lhe chamem de Benfas! Façam diminutivos parvos desses para os vossos animais de estimação ou para o(a)s vossos companheiro(a)s, ok? Benfas é, vamos lá, parvo.
E agora voltem a clicar no vídeo de cima para ensaiar mais uma vez.
Nunca mais é 5ª!

24 comentários:

  1. concordo completamente, o benfas é desprestigiante, redutor e, como diz, parvo. Deixem esses diminuitivos para os antis.

    ResponderEliminar
  2. Lol! Isto é o que se chama um post didáctico! :-) Totalmente de acordo. Com tudo.

    ResponderEliminar
  3. há muito que discuto a questão do "Benfas". eu não acho desprestigiante, mas percebo quem o ache. E por isso mesmo vou deixar de usar. Não porque o nosso Glorioso não possa ter diminutivos (não vamos entrar em sentidos de propriedade despropositados, cada um refere-se como bem entede), mas porque até nunca gostei muito da expressão, apenas saia-me de vez em quando. De qq forma, reforço que não considero de todo um termo depreciativo.
    Alex

    ResponderEliminar
  4. Também não acho Benfas mal, mas ok compreendo quem pensa assim.

    ResponderEliminar
  5. qual o artista e/ou a musica por trás do cantico???

    ResponderEliminar
  6. De acordo. No entanto, ha canticos melhores....

    ResponderEliminar
  7. Eu achava que era "Oh Sport Lisboa....e Benfica....É Campeão".
    Mas fica feita a correcção.

    Em relação ao Benfas, eu digo e gosto de dizer. Até compreendo que haja quem não goste, mas a mim sabe-me bem e digo-o com orgulho. É uma forma carinhosa de tratar o meu clube. A mim faz-me sentido.
    Quem não gosta, e perdõem-me a expressão, que se foda :)


    spencer

    ResponderEliminar
  8. Por isso que por vezes chamo simplesmente o MAIOR.
    Quem for do MAIOR percebe sempre do que estou a falar

    ResponderEliminar
  9. Chamar nomes = 40 dias; espancar o público = 3 jogos!
    Estarmos entregues aos bichos

    amcslb

    ResponderEliminar
  10. Grande post, JG. Adorei a parte do cântico, não que eu não soubesse como era, mas porque ainda contra o Liverpool comentava com os meus parceiros de bancada que era uma pena o resto do estádio não saber mais do que o clássico Glorioso SLB. Faz falta um pouco mais de cultura de apoio ao adepto português. Só tenho pena que, no meio disto tudo, os comentários ao post versem mais a parte do tratamento-Benfas do que a questão pedagógica que tiveste.

    ResponderEliminar
  11. Pois a questão 'benfas' já começa a fazer historia na blogosfera.a mim não me faz confusão nenhuma.

    ResponderEliminar
  12. Dos melhores cânticos que apareceram nos últimos anos. Tb me faz confusão que as pessoas não saibam cantar uma letra tão simples. Basta tirar pelo sentido... Mas esse reparo não deve ser dirigido apenas aos adeptos que vão uma vez por ano ao estádio. Também nos NN há muita gente que canta o "O" antes do "Benfica". O som que sai da vossa bancada é "...e O Benfica...". Tem claramente o "O". Não admira que os restantes não saibam...
    Já o resto da música (mostra a tua raça,...), ninguém consegue acompanhar!...

    ResponderEliminar
  13. Bom, para dizer a verdade sempre pensei que o cântico fosse realmente "oh Sport Lisboa e o Benfica, o campeão..." por duas razões: sempre o ouvi ser cantado assim e porque o Sport Lisboa e Benfica é resultado da união do Grupo Sport Lisboa e do Grupo Sport Benfica (não que isto seja novidade para alguem).
    De facto até no video aqui postado se consegue ouvir pelo menos no minuto 1.01 a letra a ser cantada desta maneira. Desconheço o autor deste cântico mas gostaria de lhe dar os parabéns pela música que indubitávelmente vai marcar o 32º campeonato nacional!!
    Como nota final, e porque penso que o agredecimento anterior não pode ser feito a um indivíduo em concreto mas sim aos No Name Boys, muito obrigado pelo apoio incondicional e NUNCA parem com os petardos nem com as tochas, mas tenham cuidado!!

    ResponderEliminar
  14. O Benfica depois do estado novo pode ser, orgulhosamente, os VERMELHOS.
    Encarnados é o resultado do embaraço que um clube grande e popular causava a uma ditadura de direita! De resto um post pedagógico, um mini catecismo de Benfiquismo.
    Força Glorioso!
    Nuno B
    Mar Vermelho

    ResponderEliminar
  15. Finalmente alguém ensina esta gente....

    ResponderEliminar
  16. Esta música foi inventada antes de um jogo de futsal em Loures, contra os lags, em pleno Chimarrão no estádio da Luz por três pessoas (eu inclusive), com origem de uma canção do PAOK de um jogo de basquetebol!!!
    E quando foi inventada, foi inventada sem o tal "e o...", somente "e BENFICA"

    ResponderEliminar
  17. A canção do PAOK não é de um jogo de basket mas sim de uma gala do clube.

    ResponderEliminar
  18. semprepresente,

    desde quando é que este cântico foi inventado no Chimarrão?
    acho muita piada a esta malta na net é só pais e líderes de grupos. Tu nem deves sonhar quem começou com este cântico, pá.

    há com cada artista. se te identificar na luz ainda me vais explicar bem isso.

    ResponderEliminar
  19. Cada um inventa as músicas que quer e com quem quer....por isso somos diferentes de todos os outros...e não há lideres :)

    ResponderEliminar
  20. pode ser que um dia tenhas uma surpresa sem-presente.

    ResponderEliminar
  21. Algum cantico sobre a besta quadrada que andou a atirar petardos no jogo com o Liverpool?

    ResponderEliminar
  22. Há uns meses, tinha a minha 2 anos e meio, gravei ela a cantar a parte final do cântico... e diz "e Benfica"!
    Aqui vai:
    http://blogarcadia.blogspot.com/2010/01/com-dois-anos-alem-de-socia-e-ultra.html

    ResponderEliminar