origem

segunda-feira, 12 de abril de 2010

JJ o Melhor dos Últimos 36 anos Contra os Ressuscitados



Quem tem 36 anos (como eu) ou menos não se recordará de o Benfica somar mais pontos nesta altura. Não houve. Mesmo igual, só Eriksson, em 1990/91!

Passam hoje 300 dias que foi apresentado Em 25 jornadas, técnico português algum somou mais pontos no Benfica do que Jesus À sua frente, só Hagan, Riera, Guttmann e Eriksson

Numa altura em que podemos dizer que, finalmente, todas as nossas energias estão viradas para o maior objectivo desta temporada já leio e oiço críticas a Jorge Jesus pelo afastamento da Liga Europa. O Benfica fez uma belíssima campanha europeia, ponto final. No fim da época fazemos o balança e olhamos para o jogo de Anfield Road mais a frio.
Neste momento já descansámos, tivemos direito a sol de verão e tudo para passear, recuperámos o prazer de ver bola no sofá com os campeonatos internacionais, estivemos uns dias sem o stress de viajar ou sair a tempo de estar no estádio onde o Benfica joga.
Amanhã arranca a última fase desta época. São 5 jogos seguidos em que nem precisamos de vencer todos. O 32º título nunca esteve tão perto da Luz como agora. É preciso concentração e lembrar que a Europa foi apenas um bónus para a grande carreira interna que estamos a fazer.
Amanhã o adversário será o rival de sempre e por isso a motivação em ganhar está ainda mais bonita. Quero saudar a ressurreição dos adeptos verdes que há meses que se eclipsaram e que depois de um certo jogo contra uma equipa secundária de Madrid ameaçaram reaparecer mas optaram por prolongar a hibernação. Sejam bem aparecidos e como é bonito ver tanta alegria, tanta promessa, tanto sorriso só por causa de mais um jogo contra o vosso maior ódio. Gosto de vos ver no vosso real lugar que é ambicionar uma vitória na nossa Catedral para poderem reduzir a vossa desvantagem pontual para VINTE PONTOS. É bonito. Boa sorte.

Para os benfiquistas partilho este exercício publicado hoje n'A Bola sobre o fabuloso trabalho que JJ está a fazer no Benfica. Eu em 36 anos de vida não vi muito disto no Benfica:

Por
antónio barroso


TIREM-LHE o chapéu, ou se preferirem esperar que ganhe o Campeonato pelo Benfica, ou mesmo pelo final da carreira de treinador (que se adivinha bem longínquo), mas não há volta a dar: dizem-no os registos do Campeonato, desde que disputado em 26 ou mais jornadas (já foram 34, 38, agora são 30), já lá vão 64 anos — começou assim em 1946/47, apesar de se ter começado a disputar nos anos 30 — e o facto é que treinador português algum conseguiu até hoje, no comando técnico do Benfica, mais pontos do que a equipa de Jorge Jesus fez esta época, disputadas 25 rondas da prova.

Mais. Com este registo em termos de Campeonato, o treinador que já reconquistou para as vitrinas encarnadas a Taça da Liga esta época, e cuja equipa que orienta amealhou, até à véspera do derby com o Sporting (amanhã) um total de 64 pontos — em 75 possíveis, apenas lhe escaparam 11 pontos até agora, fruto de um desaire, em Braga (0-2), e quatro empates, com o Marítimo na Luz (1-1), em Alvalade, com os leões (0-0), Olhão (2-2) e Setúbal (1-1) — é o quinto melhor treinador de sempre a orientar o Benfica, nos seus 106 anos de História. Só Béla Guttmann, em duas ocasiões, na viragem dos anos 50 para a saudosa (na Luz) década de 60, e, ainda na geração de Coluna, Eusébio, Simões, o chileno Fernando Riera (1962/63) o suplantam, a par de duas outras equipas com lugar cativo na História: o único campeão invicto, o Benfica do inglês Jimmy Hagan, em 1972/73 (melhor ainda do que fizera em 1971/72) e do sueco Sven Goran-Eriksson [ver quadros em anexo], agora seleccionador da Costa do Marfim, que em 1983/84 somava mais dois pontos do que os a póstolos de Jesus nesta altura da prova (66, contra os actuais 64).
MELHOR DOS ÚLTIMOS 36 ANOS

Esta equipa do Benfica é a que melhor rendimento pontual apresenta nos últimos 36 anos. É o 12.º melhor líder e o sétimo melhor Benfica em 64 Campeonatos. Jesus apenas não suplanta a armada estrangeira, mas continua a subir no ranking histórico dos treinadores que melhor desempenho conseguiram ao leme do Benfica: chegou ao top five e já é o quinto. Só quatro técnicos de além fronteiras — Guttmann, Riera, Hagan e Eriksson — somaram mais pontos do que JJ em 25 jogos. O que lhe confere o estatuto de quinto melhor técnico de sempre no Benfica. Em termos absolutos do Campeonato, é o terceiro melhor português de sempre, e o melhor de todos os tempos, depois dos feitos de Artur Jorge e José Mourinho no FC Porto. Em 300 dias na Luz, Jesus está a fazer História.

1 comentário:

  1. Sem dúvida meu caro.
    No final da época faremos contas e veremos que poucos foram os que tiveram equipas que marcassem tanto.
    Os críticos reapareceram mas tenho a certeza que na terça À noite se calam.

    ResponderEliminar