origem

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Jogo da Mala

Finalmente as malas de dinheiro chegam às capas de jornais.
Há muito que escrevo sobre a motivação extra de muitos dos adversários do Benfica. É uma motivação em forma de mala com dinheiro lá dentro.
Onde fui eu buscar esta ideia? Inventei? Repesquei das velhas histórias do futebol português ou sei do que estou a falar?
Sei do que estou a falar.

Uma noite de outono o Benfica foi jogar ao Minho para o campeonato com Duarte Gomes a apitar. Fui ao estádio apoiar. Até aqui tudo normal. O que tornou este jogo diferente é que ia rever um amigo de longa data, meu companheiro dos tempos de liceu, que trabalhava nesse clube. Ele que foi jogador e é grande benfiquista deu-me convites para ir assistir ao jogo. A mim e a um amigo.
O facto de ver o homem festejar o golo caseiro junto à linha de forma efusiva fez-me confusão mas entendi pelo profissionalismo.
O ar muito desapontado que mostrou após o jogo perto da garagem dos jogadores já me deixou intrigado. Afinal o clube onde trabalhava não tinha perdido , e o Benfica conseguiu empatar perto do fim salvando um ponto.
Contra este pensamento ele desabafou: "esse golo do Benfica fez com que os mil e tal euros que me calhavam fossem por água abaixo".
Eu e o meu amigo admirados ainda comentámos: "bem, grande prémio de jogo que vocês tinham...".
Ele esclareceu: "foi uma atenção que o clube principal da cidade Invicta enviou para distribuir pelo grupo em caso de vitória".

Assim mesmo, sem rodeios e à frente de mais pessoas. Com naturalidade.
Confirmei depois que é uma prática corrente, não me admira que este ano o Braga tenha aderido à moda dos seus grandes aliados.
Por acaso o amigo que assistiu à cena nem é do Benfica e anda pela blogosfera.

6 comentários:

  1. E confirmo tudo isso. Ainda hoje me lembro da cara dele de tão fodido e achar que tinha sido do golo do simão no último segundo. Puro engano, não era o golo em si e a perda dos 3 pontos, era o dinheiro a voar...

    ResponderEliminar
  2. Começou por ser comentário a este post, acabou em post lá no outro sitio; ler aqui.

    ResponderEliminar
  3. Duvido que o Braga tenha aderido ao esquema... para mim, foram apenas o testa-de-ferro de alguém... só não consigo imaginar de quem... em Setembro não lhes passava pela cabeça estar onde estão agora...

    ResponderEliminar
  4. E eu a pensar que a vontade extra das equipas adversárias em jogar contra o Benfica era só por razões platónicas!!

    Assim não há dúvida que certos clubes por mais dinheiro que façam, nunca vão conseguir ter boas contas!

    E se há 50 mil para distribuir por jogadores então quanto haverá para outros protagonistas com mais influência??

    ResponderEliminar
  5. Boas ppl, por acaso esse jogo q tao a falar nao foi o gil vicente x benfica?
    eh q lembro-me de um jogo em q o simao marcou de livre no ultimo minuto ao gil vicente.
    Vão ver amigos benfiquistas que no fim disto tudo os maus da fita somos nós, enfim. Precisamos de todos unidos, porque eles unem-se com um objectivo em comum, destruir-nos. Mas não vao conseguir!

    ResponderEliminar