origem

domingo, 10 de janeiro de 2010

Rio Ave 0 - 1 Benfica


Importantíssimo!
Triunfo importantíssimo em Vila do Conde.
Sair de carro de Lisboa pelas 15h viajar até Vila do Conde sabendo que nos esperavam graus negativos e um jogo muito complicado. Basta dizer que nas outras três vezes que tinha ido aos Arcos para ver o Benfica nunca tinha visto uma vitória nossa.
Mas ontem ia confiante. Foi a minha vez de conduzir e ia mentalizado para 700 kms divertidos e bem dispostos porque acreditava que o Benfica ia mesmo vencer o último jogo da 1ª volta mantendo assim a liderança juntamente com o Braga.

Não foi fácil.
Incrível apoio benfiquista no estádio dos Arcos. Invasão de adeptos benfiquistas de todo o país, principalmente da zona norte. Francesinha da ordem comida no café in perto da rotunda dos Arcos que podia ser no Alto dos Moínhos já que a clientela vestia só vermelho e branco.
Depois o mais complicado, caminhada para o estádio, entrada desorganizada nas bancadas sem torniquetes nem controlo quase nenhum, e preparação para 90m a gelar de pé numa bancada completamente vestida à Benfica.
Para combater o gélido frio cantou-se desde o primeiro minuto nunca deixando as pernas estáticas. O Benfica da primeira parte não convenceu, a perdida de bola do Maxi (tem que rapar o cabelo para estar a 100%) à saída da área assustou e o livre que o Paixão inventou ao Quim espantou!

Mas a confiança não arrefecia apesar do frio. Aquela entrada a todo o gás na 2ª parte não enganava. Lá vinha o Benfica atrás do golo. Saviola não gosta de grandes esperas e quando viu ali a bola a jeito fez o golo 8 na Liga Sagres, e o seu sexto golo seguido em jogos oficiais!
Estava encontrado o caminho da vitória, os 3 pontos estavam na mão.
Ao contrário do que esperava não houve forte reacção do Rio Ave, não houve sufoco, não houve aperto. O Benfica continuou a jogar bem, a controlar, e foi com naturalidade que se chegou a parte final da partida. Tão natural que estava eu a tentar perceber quantos minutos de desconto haviam para jogar e o Paixão apita para o final.
Vitória importantíssima, segura, e simbólica por ser a fechar a 1ª volta.
Para quem, como eu, esteve na Trofa faz agora um ano sabe bem o quão valioso é este triunfo. Aprendeu-se com os erros do passado, houve mentalização forte em vez de desleixo, houve atitude e garra em vez de facilitismos e agora vamos para a 2ª volta com a equipa cada vez mais forte e moralizada no nosso principal objectivo.

Se o Benfica ia fraquejar e baixar de forma por alturas do inverno e não ia ter pedal para campos adversos, os autores desta teoria devem ter passado uma noite bem complicada ontem.
E o que dizer de Saviola?

Grande Benfica, finalmente vejo, sinto e testemunho uma harmonia enorme entre adeptos, equipa e dirigentes. E esta harmonia é a chave do nosso sucesso, não tenho dúvidas disto, por isso é também tão indesejada por tantos.
Mas agora já não há nada a fazer, estamos todos juntos, todos unidos em volta do mesmo objectivos, cada um no seu lugar, cada um cumprindo a sua parte.
E da minha parte vendo bem as coisas o que são 700 e tal km's num dia gelado de inverno para ajudar o Benfica a somar 3 pontos? Nada!
Parece que o Benfica vai embalado para o título. E vai!

1 comentário:

  1. Excelentes linhas (quantas vezes já terei dito isto sobre um texto teu!?); também por isso é que estava tão curioso para ler a tua cronica.
    Um abraço

    ResponderEliminar