origem

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vou Explicar o Que É a (verdadeira) Euforia de Verão

Nos últimos tempos nós, benfiquistas, vivemos a temporada de Verão com o rótulo de eufóricos colado na testa. Seja porque o Benfica compra jogadores, ganha jogos, ganha torneios, ou promete o regresso aos títulos. Como se fossemos culpados pelo facto da imprensa desportiva ser obrigada a criar um clima sempre muito circense à volta das pré temporadas benfiquistas. A culpa não é nossa, mas eles precisam de vender, e só se vende assim.

Assim que o Benfica vence dois jogos amigáveis seguidos, ou um a sério, os rivais juntam-se a uma só vez e troçam apontando para nós a dizer: eufóricos!
Eu que sou benfiquista de ver os jogos nos estádios nunca dei pela tal euforia com os meus companheiros de bancada. Antes pelo contrário. E é aqui que me dá para olhar à volta e dar conta que a verdadeira euforia anda por aí mas está camuflado.

Vejamos, há adeptos de um clube que conseguem ter sempre resposta pronta com ar superior precisamente entre a última jornada do campeonato (Maio) e o arranque oficial da época (Agosto). Enquanto se esforçam para ver a euforia encarnada passam o Verão a enaltecer o rigor financeiro do seu clube, a melhor academia de formação do planeta (que na última época ganhou zero títulos) mesmo que os seus rivais também se aproveitem dos putos que formam, a estabilidade da equipa técnica, a equipa maravilhosa que fica sempre imediatamente atrás dos seus aliados do norte, e assim conseguem apuramentos europeus maravilhosos. Com orçamentos baixos, com rigor, com muito orgulho em serem segundos.
Passam o Verão todo a acenar com a Champions. Mesmo que tenham feito das figuras mais miseráveis na última edição daquela prova onde foram motivo de chacota por essa Europa fora. O que interessa é lá ir, dizem eles enquanto desdenham a Liga Europa.

Até que a época arranca. O discurso da Champions mantém-se após um autêntico milagre que os salva da humilhação de serem afastados por um Twente. O ambiente azeda, os jogos sucedem-se, e agora pergunto eu: ao fim de um mês de competição quantos jogos ganharam?
E os objectivos? No campeonato estão no distinto grupo dos últimos com um ponto ao fim de duas jornadas, e a tão falada, e desejada, Champions não passou de uma miragem.
No fim do mês de Agosto não têm mais pontos que nós, não vão disputar uma competição europeia diferente da nossa. Foi-se a verdadeira euforia.
É tão bom andar inchado entre Maio e Setembro, não é?
O pior é depois.
Pois.

9 comentários:

  1. Espetacular!!!....
    ha pessoas que vão á missa eu susbstituo a missa pelos jogos do Benfica...a biblia pelo Redpass.blogspot!!!

    ResponderEliminar
  2. Clap Clap Clap

    Certeiro. Só não vê, quem não quer...

    Uma coisa é certa: nem todos os sportinguistas são lagartos. Um grande amigo meu votou em branco por estar farto dos projectos "a la Roquette" e não se contenta com 2.º's lugares. Um sportinguista, portanto.

    Vou imprimir este texto e aproveitar que amanhã temos uma cerveja combinada para ele ler. Se for honesto, só terá que concordar com o que está aqui escrito.

    Abraço, João.

    ResponderEliminar
  3. Não há euforia nenhuma. A euforia é criada pelos jornais para venderem mais, sabem bem como é.

    A esse aspecto recomendo o post Sem euforias, mas com muita atenção.

    Agora, apesar de não estarmos eufóricos, temos legitimidade para verificar que temos uma boa equipa, que até tem feito alguns bons jogos. Temos legitimidade e massa humana para semana após semana (ou 15 dias) colocarmos mais de 50 mil no Estádio da Luz para apreciarmos e empurrarmos a equipa. Temos razões para pelo menos acreditar.

    Mal de nós se no início de cada época já estivessemos desanimados, aí sim sería o caos. Mesmo correndo mal o ano anterior, só podemos acreditar. Acreditar em ser campeões que é isso que nos interessa. Não queremos estabilidades de segundos lugares, queremos sim a pressão de tentar ser primeiro e a pressão de lutar por isso todas as semanas.

    ResponderEliminar
  4. "a culpa não é nossa, eles é que precisam de vender e só se vende assim"

    vender a quem? pergunto eu.
    a mim é que não é de certeza.
    nem aos outros portistas.
    aos sportinguista deduzo que também não.
    portanto acho que estamos de acordo que capas eufóricas sobre o benfica vendem essencialmente a benfiquistas. calmos e ponderados? não me parece. se estivessem calmos e ponderados não alinhavam em capas eufóricas, logo não compravam jornais e a estratégia dos jornais ruiria. parece-me a mim.

    ResponderEliminar
  5. é verdade o Benfica vende. O problema é que o Benfica perde mais do que ganha com esta exposição toda (a não ser que seja proprietário dos jornais). Isto porque as equipas adversárias não têm a visibilidade suficiente dos seus problemas. Ora vejamos o Sporting faz uma miséria de eliminatória com o Twente e não começa bem o campeonato soltam-se algumas palavras mas nada de importante. O Porto tem um caso de agressão sobre um jogador do clube por parte dos "capangas" da direcção e atropela jornalista e nada... até parece que é normal (por acaso até acho que é). Se alguma coisa destas acontecesse na nossa grande instituição então podem ter a certeza que estaríamos perante grave problema nacional.

    ResponderEliminar
  6. Não deixas de ter razão no que escreves e concordo com tudo.
    Mas, a superioridade vê-se em campo. Vamos ver quem vai estar mais forte este ano...

    ResponderEliminar
  7. Concordo e não acrescento nenhuma virgula...

    ResponderEliminar