origem

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Férias Desportivas - Os Putos do Benfica

Crónica de Bruno Pereira

Tive a honra e a felicidade de participar como treinador na ultima semana das férias desportivas deste verão de 2009.

A primeira palavra que me vem a cabeça para descrever o que se passou durante aqueles 5 dias é: Organização.
Mais minuto menos minuto, as coisas aconteciam como estavam previstas. E engane-se quem pensa que férias desportivas da escola de futebol é só e apenas futebol.

Palavras chave: Diversão, Respeito, Organização, Competência, Civismo, Aprendizagem, BENFICA

Numa semana, as crianças têm cerca de 6 treinos, mais o tempo que têm para "brincar" no campo, conhecem o estádio por dentro, conhecem o CFC, vão ao cinema, a praia e a piscina.

Têm a oportunidade de aprender com treinadores do SLB, de cumprir e fazer cumprir as regras tanto dentro como ( principalmente ) fora dos treinos.

A alimentação é igual para todos, e todos têm de comer um pouco de tudo.
Não gosta... come menos, mas tem de comer. E foi interessante ver miúdos que no 1º dia pediam só um fundinho de sopa, e no final já comiam 2 colheres.

Fantástico também ver as diferenças entre os miúdos.

Vão crianças que... estão lá porque os pais querem, outras que querem mesmo ser jogadores e assim têm uma oportunidade de aprender com pessoas competentes, vão crianças de vários pontos do mundo, regra geral com descendência Portuguesa, e também crianças de todos os cantinhos de Portugal.

Tive a oportunidade de conviver com crianças dos USA, México, Venezuela, Luxemburgo, França, Suíça, e aqui mais pertinho, do Alentejo, do Norte, do Sul, de todo o lado.

Excelente ver crianças com 6 e 7 anos que mal falam a sua português, a tentarem comunicar com alguém que mais facilmente fala inglês que espanhol.

Para fechar, sublinhar a competência das pessoas responsáveis. Esse aspecto foi principalmente visível no dia em que fomos a praia. Estavam lá vários grupos de crianças com os seus monitores, de várias escolas, de vários ATL's, daqui e dali e ... dá para ver a diferença.

Quem lá esteve a participar de certeza que ficou satisfeito, tanto que havia crianças já pela 2a ou 3a semana seguida, e bastantes que já tinham participado noutras ocasiões.

Da minha parte, adorei, e espero poder voltar.

1 comentário: