origem

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Liga Armadilhada

Preparava-me eu para me atirar a um texto sobre a triste 1ª jornada do nosso triste campeonato quando vejo que o Fernando Guerra (A Bola) me fez o favor de se antecipar e expor, com muito mais qualidade do que eu poderia fazer, a verdade após um fim de semana a ver futebol. Vale muito a pena ler:

Liga armadilhada


ESTE fim-de-semana começou a Liga inglesa. Dez jogos, com golos em todos: 24 no total, o que dá a média de 2,4.

Na Alemanha, a Bundesliga cumpriu a segunda jornada. Nove jogos e todos com golos: 28, a que poderemos juntar os 26 da ronda inaugural. Na Liga 1 de França a capacidade concretizadora atingiu a mesma saliência: 30 golos numa dezena de encontros.

Por cá, foi assim: apenas uma vitória por golo solitário (Sp.Braga-Académica, 1-0); três jogos a zero (Leixões-Belenenses, Naval-Olhanense e V. Setúbal-V. Guimarães) e quatro empates a um golo (Nacional-Sporting, U. Leiria-Rio Aves, P. Ferreira-FC Porto e Benfica-Marítimo). Em face de tamanha pobreza franciscana as conclusões são obrigatoriamente aterradoras: nove golos em oito jogos, a pior média de sempre (1,13) na jornada de estreia.

Reagirão os vendedores de ilusões com a prosápia do costume: que tão destroçado cenário não pode servir de exemplo, que se tratou de caso isolado, de uma excepção que não confirma a regra e por aí adiante. Tretas e mais tretas, digo eu. Nas 30 jornadas do último campeonato da Liga marcaram-se 552 golos (média de 2,3), nada mau, de facto, comparando com a secura do fim-de-semana, mas ainda assim abaixo dos registos de outras ligas europeias: 1101 golos em Espanha (2,8 de média), 894 na Alemanha (2,9), 988 em Itália (3,2) e 942 em Inglaterra (2,4). Neste ultimo caso, se retirarmos os quatro últimos e limitarmos as contas ao mesmo número de participantes que em Portugal a diferença aumenta substancialmente: 799 golos e uma média de 2,7.

Despretensiosos exercícios que apenas querem alertar para a necessidade de uma revolução de mentalidades, que retire de circulação os promotores de falsas promessas, aqueles a quem o progresso incomoda. Esta liga portuguesa, tal como se nos deparou neste arranque de temporada 2009/2010 é uma vergonha.

Primeiro, por culpa de treinadores, daquela franja ainda agarrada a conceitos de bairro, a truques, alunos da escola onde o objectivo era transportar para a dimensão de 120x90 metros as habilidades que a máquina de tricotar do passe curtinho a duas velocidades (devagar e devagarinho) oferecia à escala da variante de salão. Depois, por responsabilidade dos árbitros. Essas figuras descredibilizadas e que, agachadas por detrás do biombo da impunidade, se julgam com espaço e autoridade para destroçar carreiras, despromover equipas, influenciar competições; e no que se refere ao disparate grosseiro nem se deram ao decoro de esperar. Logo na primeira jornada, ouvi dizer ontem a antigo árbitro na Rádio Renascença, houve quem não tivesse acatado as instruções de Vítor Pereira o que suscita desde logo aflitiva dedução: há gente na confraria apito fora de controlo...

Além de meter dó quanto à qualidade, esta Liga esconde armadilhas que, pelos vistos, os senhores árbitros teimam em colocar no caminho de quem entendem. O erro não dá prémio mas também não compromete; ou alguém espera que algo de verdadeiramente sério aconteça a Carlos Xistra ou Artur Soares Dias? Tenham paciência o Paços de Ferreira e o Benfica. É evidente que ninguém pode garantir que Carlitos teria introduzido a bola na baliza de Helton nem que o penalty que o defesa do Marítimo provocou e o árbitro não viu se transformaria em golo. Irrecusável é que muito provavelmente Paços e Benfica teriam somado três pontos e FC Porto e Marítimo nenhum. Mas Xistra e Soares Dias não quiseram arriscar. Assim, muito provavelmente, Paços e Benfica foram prejudicados em dois pontos e FC Porto e Marítimo beneficiados em um cada qual. O que significa que na classificação oficial FC Porto e Benfica têm ambos um ponto, mas na classificação adaptada (pelos árbitros) o FC Porto tem mais um e o Benfica menos dois... É precisamente esta discrepância que tem de ser combatida.

11 comentários:

  1. Esqueceste-te do penaltie do cardoso q deveria ter sido repetido.

    ResponderEliminar
  2. Herminio Loureiro e Vitor Pereira a apregoarem que esta é das melhores ligas europeias!
    Só para rir...

    ResponderEliminar
  3. O penaltie do Cardozo realmente devia ter sido repetido. Eu disse isso logo no estádio.
    Mas para mim isso não é conversa porque o Cardozo só tem que chegar lá fazer golo.

    ResponderEliminar
  4. e o primeiro amarelo inacreditável do hulk? e as agressões do sideshow bob e do cardozo? e o tempo perdido pelo paços que foi compensado com 3 minutos de prolongamento? e o penalty sobre o farias? e o fora de jogo mal assinalado ao hulk quando embalava sozinho para a baliza? e e e ... não há dúvida que os senhores do apito do futebol português são maus mas os senhores da caneta e do portátil não lhes ficam nada atrás. :p

    ResponderEliminar
  5. esqueci-me do segundo amarelo mostrado ao hulk transformado em vermelho directo, transformado em sengundo amarelo, transformado em vermelho directo, 4 vezes no site da liga que também dignifica muito o campeonato nacional, a liga e os seus representantes.

    ResponderEliminar
  6. isto está a descambar só para a arbitragem, mas o texto fala de coisas que me revoltam mais.
    Cá marcaram-se 9!!! golos em jogos horríveis, eu vi a maior parte deles.

    "ESTE fim-de-semana começou a Liga inglesa. Dez jogos, com golos em todos: 24 no total, o que dá a média de 2,4.

    Na Alemanha, a Bundesliga cumpriu a segunda jornada. Nove jogos e todos com golos: 28, a que poderemos juntar os 26 da ronda inaugural. Na Liga 1 de França a capacidade concretizadora atingiu a mesma saliência: 30 golos numa dezena de encontros."

    ResponderEliminar
  7. Liga arranca com o pior registo de golos dos últimos quarenta anos

    Os nove golos marcados na primeira jornada da Liga de futebol da época 2009/10 constituem o pior registo dos últimos quarenta anos e a mais baixa média de remates certeiros por encontro (1,1).

    O balanço das oito partidas que abriram o campeonato é ainda pior do que o verificado na temporada 2005/06, na qual foram marcados 11 golos em nove desafios, o segundo pior registo nas últimas quatro décadas.

    ResponderEliminar
  8. "ESTE fim-de-semana começou a Liga inglesa. Dez jogos, com golos em todos: 24 no total"

    n te esqueças q 6 foram do Arsenal :)

    ResponderEliminar
  9. sim. só no jogo de goodison park marcaram-se quase tantos golos como nos jogos todos do campeonato nacional!

    ResponderEliminar
  10. joão, enquanto tiveres treinadores que jogam para não perder... a nossa liga vai ser sempre esta mesma merda! & enquanto tiveres jogadores que se atiram para o chão agarrados às pernas & a rebolarem-se como se estivessem com imensas dores... & o público a aplaudi-lo porque conseguiu expulsar um adversário... puta que pariu esta liga!
    podemos falar de tudo o que está mal: equipas que não pagam ordenados; árbitros que apitam qualquer contacto (assim deve ser mais fácil "controlar" o jogo...); dirigentes que devem ter imenso prazer em destruir o "negócio" que deveriam querer vender...
    :(

    ResponderEliminar
  11. Totalmente de acordo quanto à qualidade dos jogos.
    Em relação à arbitragem deixo isto:

    "Benfica-Marítimo foi o que mais deu que falar, pondo-se em causa a actuação de Artur Soares Dias. Como e porquê? Confesso não perceber. E explico. Passíveis de expulsão: David Luiz (cotovelada na cara de Briguel), Cardozo (quando foi advertido e, depois, quando simulou penalty) e Aimar (pé em riste no pé de Miguelito que chutava). Sobre as queixas: Fernando não cometeu penalty, porque estava caído e a bola saltou-lhe do corpo para o braço; o indiscutível penalty (de David Luiz) foi executado de forma legal (tal como Simão Sabrosa sempre fez) pois só há paradinha quando o jogador, antes de chutar, passa o pé por cima da bola"

    Cruz dos Santos no mesmo jornal

    ResponderEliminar