origem

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Números da Sagres Zero

A média de 1,37 golos por jogo na Liga portuguesa de futebol está muito abaixo do registado em Itália, Inglaterra e França, decorridas que estão duas jornadas do principal campeonato luso.

Na primeira ronda da Liga, foram marcados apenas nove golos, numa jornada que registou o estranho caso dos sete empates (apenas o Sporting de Braga venceu).

Na segunda jornada, o FC Porto marcou três golos - marca inédita - e aumentou a média, graças também ao Sporting de Braga, que derrotou em Alvalade o Sporting por 2-1.

Desta forma, nos 16 jogos já realizados foram marcados somente 22 golos, pouco, comparativamente com os dados dos últimos 10 anos.

Caso igualmente curioso é a forma como os golos foram apontados em Portugal até agora.

Além de dois na própria baliza, há ainda registo para sete na sequência de pontapés de canto (dois deles deram origem aos tais autogolos), três de grande penalidade, assim como o mesmo número após livre ou mesmo livres directos e somente nove em jogadas de bola corrida.

O Olhanense, recém-promovido à Liga, ainda não marcou nem sofreu qualquer golo, enquanto Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Naval e Leixões já sofreram mas não marcaram.

Em Itália (uma jornada), Inglaterra e França (três, embora incompletas em terras de Sua Majestade), os dados são diferentes e mostram uma veia concretizadora mais elevada.

Na ronda inaugural e até agora única do campeonato italiano, foram apontados 24 golos (10 jogos), registando-se assim uma média de 2,4 por partida.

Para isto muito contribuíram os cinco golos marcados no Génova - Roma (3-2) ou os quatro no Udinese - Parma (2-2).

Já em Inglaterra, nos 26 jogos já realizados, o registo é ligeiramente melhor: 66 golos (média de 2,53), com destaque para os 10 apontados pelo Arsenal em apenas duas partidas ou os nove do Tottenham, em três.

Em solo gaulês, disputadas que estão três jornadas, foram já marcados 85 golos, em 30 jogos (média 2,83).

O destaque vai para o líder Bordéus, que já alvejou balizas adversárias em 11 ocasiões, para o Nancy (oito) e para o PSG (sete).

Sem comentários:

Enviar um comentário