origem

quarta-feira, 24 de março de 2010

Viagens na Minha Terra

Estamos a meio da semana. Desde 2005 que não sentia uma ansiedade tão grande pelos dias de jogo como agora.
Aquilo em que muitos viram ser um terrível problema transformou-se numa adrenalina viciante e contagiante que me leva a ressacar quando estou muitos dias sem jogo do Benfica. Falo do ritmo de jogos que temos tido em 2010. Primeiro era o carregado mês de Janeiro onde se teve de despachar a fase de grupos toda da Taça da Liga mais os jogos do Campeonato. A seguir vinha o terrível mês de Fevereiro com jogos da Liga Europa, decisão na Taça da Liga com o jogo do ano para os nossos rivais verdes no WC e deslocações complicadas no Campeonato.
Tudo somado deu que me habituei a jogar duas vezes por semana sempre em grande pressão sempre a um ritmo elevado. Os meses vão passando e o Benfica não treme. Caminhamos para o fim de Março e ultrapassámos o Marselha seguindo na Europa, vencemos no Campeonato com passagem sempre difícil pela Choupana, e já temos o primeiro troféu oficial da época na Luz ganho numa final onde o FC Porto ia tentar ser... Porto.

Estamos a meio da semana. Já está tudo dito sobre a final de domingo e ainda faltam 70 e muitas horas para o jogo com o Braga. Não há jogo a meio da semana e eu ressaco. A ansiedade toma conta de mim. Nunca mais é sábado mas é boa altura para olhar para trás e pensar no que já corri desde Agosto.

Esta temporada não fui a Paços de Ferreira, a Olhão e falhei o jogo nos Barreiros contra o Marítimo. Vinguei-me na Choupana num belo fim de semana.
Ainda na pré época vi em Guimarães a conquista do Troféu da cidade berço, cheguei a ter viagem marcada para Amsterdão mas acabei por não ir.

Há muitos motivos que nos levam a gostar de viajar, isto partindo do principio que toda a gente gosta de o fazer. Eu tenho como motivação em conhecer novos destinos alguns destes aspectos: cultura musical, cultura futebolística, gastronomia, e locais emblemáticos.
Em Portugal posso dizer que conheço muito bem o litoral de norte a sul. No sentido norte muito à conta dos jogos do Benfica, a sul mais por festivais de música como o de Sines e Sudoeste.

Esta época revisitei o minho, Braga e Guimarães, Vila do Conde, Leiria, Setúbal, Matosinhos, conheci o Funchal e fui aos campos vizinhos de Belém e Campo Grande, não esquecendo o dia de grande festa em Torres Novas para jogar contra o Monsanto.
A última viagem foi ao Algarve. Foi diferente por razões sentimentais extra futebol. Conheci Silves e o seu belo Castelo e fui muito bem recebido em Poço Barreto! Dali a Faro é um instante e o fim de semana fica para sempre guardado na memória como aquele em que conheci Silves e o Benfica venceu a Taça da Liga. São viagens felizes, é o Benfica a servir de pano de fundo para conhecer mais de Portugal, tal como em outras ocasiões são os concertos longe de Lisboa.

Todas as temporadas guardo memórias de viagens à conta de jogos. Almoços, jantares, encontros, peripécias, há sempre momentos que ficam, mas na actual tudo leva a crer que as três últimas viagens sejam ainda mais intensas. Figueira da Foz, Coimbra e Porto são as cidades que faltam para um fim que se quer feliz.
Venha rápido o próximo sábado.

7 comentários:

  1. Boas

    Estranho, CJ baixou drasticamente castigos de Hulk e Sapunaru.

    Veja e dê a sua opinião:
    http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/03/estranho-cj-baixou-drasticamente.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, João :) Gostei de ler. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. MAFIA DO PORTO A FUNCIONAR, SE NÃO VEJAMOS...
    - quem decidiu retirar o castigo? federação
    - quem manda fa federação? madail
    - onde come o madail? mao do pintinho
    - a que competição europeia corre o risco de o porto ir? liga europa
    - que pedido fez o porto a uefa? difidir mais guito na liga europa
    - que resposta teve? ignorado
    - quem vai para a liga? ex-administrador do porto ou pres. nacional
    - onde comem estes? mao do pintinho
    - onde vai o porto buscar o guito da nao ida a champions? liga

    CONCLUSAO A LIGA VAI SUPORTAR FINANCEIRAMENTE OS MAOS RESULTADOS DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Palavras para que??? Cardozo por ser agredido apanha 2 jogos, os dois nabos por agressões apenas levam 3 e 4 jogos. Afinal o crime compensa. Com tudo isto ainda vamos ver o Burro Alves a servir de cicerone ao Papa na visita Deste ao Porto. Nojo, é a unica palavra que me ocorre para descrever toda esta situação.

    ResponderEliminar
  6. natálio, controla lá a linguagem. ;)

    ResponderEliminar
  7. mais 1 grande post...tento ignorar ao maximo toda esta trama,esta historia q se vive,dias antes de 1 jogo importante para NóS...sim pq isso é q é importante.o nosso jogo.e esta equipa merece todo o nosso incondicional apoio do inicio ao fim.ja sei q se ganharmos o titulo vai ser "bla bla bla so ganham pq os outros foram prejudicados" se n ganharmos "bla bla bla nem ao colinho se safam"...deixemos os caes ladrarem.o BENFIQUISTA,q só por o ser ja demonstra inteligencia, sabe la no fundo da sua paixao que merecemos por todos os motivos,sermos Campeoes...Mai nada.e sabemos ganhar e tb sabemos perder se for o caso...Eu acredito.ansioso q seja sabado para pegar na mulher e no meu irmao e cunhada e fazer me á estrada rumo á Catedral...e na 5ªfeira estarei de volta pa +1jogo...
    ndr J G eu estive em paços...levei graaaaaaaaaande banho de chuva.lol mas valeu a pena. abrç

    ResponderEliminar