origem

segunda-feira, 29 de março de 2010

Os Momentos do Capitão Luisão

O primeiro momento

Depois da sua primeira época na Luz, Luisão é mais uma vez chamado à selecção do Brasil, para jogar a Copa América, no Peru. Na final, a 25 de Julho de 2004, frente à Argentina, marca o golo do empate, após estar a perder graças a um penalty cometido pelo próprio sobre Lucho González. O empate a 2-2, leva os canarinhos a vencer nos penalties, já com o defesa de fora, devido a uma fractura na cabeça após um choque com Ayala.

O segundo momento

14 de Maio de 2005: Luz a rebentar pelas costuras, joga-se o encontro do título, o Benfica está em segundo lugar, a um ponto do Sporting. Só a vitória interessa, o empate serve aos leões de José Peseiro. O jogo arrasta-se num 0-0 intenso. Até aos 83 minutos: Petit (hoje capitão do Colónia) cobra um livre lateral e Luisão sobe ao último andar para bater Ricardo (hoje na II Liga espanhola, no Bétis), que fica mal na fotografia. O jogo fica aí sentenciado, na última jornada a equipa desloca-se ao Estádio do Bessa e chega-lhe o empate (1-1) para se sagrar campeã.

O terceiro momento

O Benfica está em alta na Liga dos Campeões depois de vencer o Manchester United no último jogo da fase de grupos que afasta os red devils da prova. Nos oitavos-de-final calha à equipa apenas o Liverpool, campeão europeu em título. Ganhar na primeira mão é fundamental, se possível sem golos. Luisão faz tudo para os evitar e marca um, o único do jogo. A 21 de Fevereiro de 2006 o Benfica vence e essa vantagem é suficiente para encarar a partida em Anfield vindo de trás e surpreender pelo contra-ataque. É assim que surgem os golos de Simão e Miccoli. Agora vem aí o Liverpool, perguntem ao gigante como se marca.

O quarto momento

Novamente na selecção brasileira: 5 de Setembro de 2009, jogo escaldante em Rosário, na Argentina, estádio escolhido por Maradona de propósito para criar ambiente infernal ao adversário. De Luisão, El Pibe diz que parece um jogador de basquetebol mas é obrigado a engolir as palavras porque o benfiquista abre a contagem com um belo golo de cabeça, construindo aí um triunfo que terminará num 3-1 que qualifica imediatamente o Brasil para o Campeonato do Mundo da África do Sul.

O quinto momento

Novamente com a Luz como palco, bancadas novamente cheias. Vitória escassa por 1-0 frente ao Sp. Braga, que fica agora a seis pontos do líder Benfica. É legítimo chamar-lhe o jogo do título por colocar frente a frente as duas únicas equipas capazes de o discutir. Luisão marca o golo decisivo, sensação de déjà vu, ou não fosse o brasileiro de 1,92 metros o homem dos golos decisivos.

E falamos de um defesa central...

7 comentários:

  1. Correcção: no jogo do título, Benfica e sportém estão empatados no primeiro lugar, com vantagem para o sportém por ter vencido na primeira volta por 2-1. A vitória por 1-0 colocou-nos no primeiro lugar, com três pontos de avanço e vantagem no desempate com o sportém, com um jogo para jogar, o que matematicamente os afastou do título.

    ResponderEliminar
  2. Depende da matemática. Lembro-me de alguém dos lagartos dizer que ainda era possível.. :D

    ResponderEliminar
  3. D`arcy, tas enganado o benfica so foi campeao ao pontuar no bessa, era mm necessario pontuar se o sporing tivesse ganho na ultima jornada o que nao aconteceu ao perder 2-4 em casa com o nacional.
    o sporting tinha mais um ponto do que nos antes do jogo.

    ResponderEliminar
  4. Errado. Quando fomos jogar ao Bessa a discussão era com o Porto. O sportém ficou matematicamente afastado depois de perder 1-0. Só mesmo o Peseiro é que não se apercebeu disso na altura.

    ResponderEliminar
  5. Basta, aliás, ver a classificação final: http://www.zerozero.pt/edicao.php?op=&id_edicao=495

    O sportém acabou a quatro pontos. Na última jornada nós empatámos 1-1 no Bessa, enquanto que eles perderam 2-4 em casa com o Nacional. Ganhámos-lhes portanto um ponto na última jornada, que somado aos três com que ficámos de avanço depois de os termos vencido por 1-0 dá então quatro.

    ResponderEliminar
  6. Impressionante a evolução deste jogador. De época para época joga melhor. Tem lugar em qualquer equipa do mundo.

    ResponderEliminar
  7. O D'Arcy tem toda a razão.
    A única razao pela qual nós precisavamos de 1 ponto na última jornada nada tinha a ver com os lagartos mas sim com os tripeiros que caso ganhassem (salvo erro à Académica) e nós não conseguissemos pelo menos empatar no Bessa terminavam em 1º.
    A história acabou bem, com os lags a perderem (se tivessem ganho teriam conseguido ficar em segundo e ir à champions, mas nunca poderiam ficar em primeiro dado que mesmo que o SLB nao pontuasse teria desvantagem no confronto directo) e os tripas também não conseguirem vencer, o que nos deixou a festejar ainda antes do apito final do Bessa!
    Final da história: Benfica Campeão graças ao golo decisivo do Luisão!
    Happy ending!
    PS - curioso o facto de numa Liga tão competitiva e equilibrada e de grande nível como a espanhola o confronto directo não prevalecer sobre o goal average. Por um lado faz sentido não julgar por apenas 2 jogos mas sim pelo total...mas isso seria tema para outra discussão! :)

    ResponderEliminar