origem

terça-feira, 16 de março de 2010

Nacional 0 - 1 Benfica



Crónica de jogo excepcionalmente atrasada mas pelas melhores razões. Cheguei da minha primeira visita ao Funchal há umas horas. Foi uma estreia feliz numa época que, cada vez mais, promete ser inesquecível.
Voltemos então às 18h de domingo. Chegada muito esforçada às bancadas do Estádio da Madeira. Para quem nunca foi ao recinto não faz ideia o esforço e a paciência que são precisos para cumprir o objectivo de entrar na bancada e ver o início do jogo. Falarei mais detalhadamente dos acessos a este estádio que mais parece um castelo no alto da ilha.
Diziam os locais que era a maior enchente que aquele recinto já recebeu depois de erguer a segunda bancada, que já tinha sido inaugurada num jogo contra nós.
Lotação esgotada, 5 mil adeptos a criarem um excelente ambiente e o Benfica (mais uma vez) a jogar em casa sendo o encarnado e branco as cores que dominavam o cenário.

Muito apoio local e significativo o número de adeptos que, como eu, viajaram de Lisboa.
Repito o que já escrevi noutras crónicas, actualmente o que mais me entusiasma neste Benfica é estar no estádio a ver o jogo e sentir que a nossa equipa está sempre por cima. Sempre a pensar no golo, sempre em postura atacante. Sinto que a vitória é sempre possível e isso empolga os adeptos que não poupam apoio vocal à equipa criando um elo de ligação praticamente invencível. Os jogadores mostram a vontade e qualidade, nós mostramos o caminho para a baliza empurrando-os fazendo da casa dos outros a nossa casa.

Mesmo que tarde em aparecer o golo, ir para o intervalo a zero nunca é bom, a intranquilidade nunca se instala porque ninguém deixa de acreditar.

Diga-se que no Estádio da Madeira a experiência de ver um jogo é boa. Excelente visibilidade e lugares bem em cima do relvado o que permite ver com todos os detalhes as incidências da partida.
Por isso digo que me ficou a ideia que Di Maria, Aimar, e especialmente Saviola na segunda parte estavam em grande esforço físico. Mas percebe-se que sabem gerir as suas energias para aparecerem nos momentos certos e não tenho dúvidas que vão aguentar bem os 7 jogos que faltam.
A maneira como Jorge Jesus vai acertando a equipa também me descansa. Chegamos a Março e percebemos que tem havido muito trabalho e evolução táctica na equipa. Com facilidade Ramires passa da direita para o centro, Di Maria passa de extremo a "10". Maxi Pereira entra a frio para médio direito, Sidnei reforça o meio campo defensivo, enfim há muitas soluções dentro do plantel que são trabalhadas por Jesus.

O momento em que Cardozo falha o penalti deixa-me desolado. Mas apenas e só nesse preciso momento. Noutros tempos seria meio caminha andado para a equipa desmoralizar e com algum jeito ainda se perdia o jogo. Actualmente a resposta a estes azares, para não lhe chamar outra coisa, é imediata, forte e contagiante. Se não entrou ali vai entrar a seguir. A equipa cresce, aumenta a pressão, sobe no terreno e vais desalmadamente à procura do golo. Tanto que depois do momento do falhanço de Cardozo ao golo marcado só se ouvia Benfica nas bancadas. Grande jogada de Ruben Amorim, e o "7" redimiu-se correndo para nossa bancada onde se festejou conjuntamente o golo que nos dava mais 3 pontos. Jogadores, directores, equipa técnica e os adeptos sempre presentes ali num canto da Choupana em minutos de extâse total. É por momentos destes que todos nós acreditamos neste Benfica. Foram aqueles segundos que deram todo o sentido à viagem.
Depois podíamos ter ampliado a vantagem como de costume mas a pontaria estava desafinada e teve que ser Quim a gritar que também podemos contar com ele. Não tem sido hábito mas na Madeira o nosso guarda redes segurou os 3 pontos com uma fabulosa defesa e dá-nos tranquilidade para o resto da época também na nossa baliza.

Uma vitória na nossa saída mais complicada (sem contar com o Dragão) nesta recta final de campeonato. Podia ter sido mais robusta e tranquila mas soube na mesma muito bem.
Grande estreia a nível pessoal em jogos no Funchal.
Siga o caminho rumo ao título!

4 comentários:

  1. Como sempre em óptimo nível: o nosso Benfica e as tuas crónicas!

    Só lhe acrescentaria o bolo de caco e a espetada à S. António!

    Abraço glorioso

    ResponderEliminar
  2. Excelente Crónica!

    Também destaquei no meu Blog os festejos após o golo!

    http://apanhadosquanticos.blogspot.com/2010/03/como-uma-forca-que-ninguem-pode-parar.html

    Momento fantástico de união de um grupo onde todos estão sintonizados para um mesmo objectivo:
    SER CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  3. Estamos no bom caminho. Penso que seremos campeões ainda em Abril.

    ResponderEliminar
  4. Seremos campeões no jogo em casa contra o Olhanense.

    ResponderEliminar