origem

sexta-feira, 12 de março de 2010

Benfica 1 - 1 Marselha



Não sei como é que os amigos leitores vivem esta aventura europeia. Cada um pensa à sua maneira e a minha postura nesta Liga Europa é (sempre foi) encarar estas noites europeias como um bónus dentro da grande temporada que estamos a fazer.
Isto é, não troco o campeonato pela Liga Europa que está longe de ser um objectivo a atingir prioritariamente.

Posto isto devo dizer que gostei muito do futebol que vi esta noite na Luz. É verdade que o resultado não é animador mas temos que ser realistas e perceber que o nosso adversário é o mais forte que já apanhámos nesta época. De longe mais forte que qualquer equipa nacional e também a mais forte na campanha europeia. Não esqueçamos que o Marselha vem da Liga dos Campeões, competição para a qual se reforçou a sério no último defeso.

Vou mais longe e afirmo que os franceses são os principais candidatos a vencer esta competição. Não só pelas suas estrelas como Lucho, Ben Arfa, Cheyrou, Brandão, ou Niang, mas principalmente pela qualidade de jogo que Deschamps deu a esta equipa.
Vieram com a lição muito bem estudada e armaram um sistema de pressão e defesa alta que os levou a ganharam bem a posse de bola.

O Marselha confirmou aquilo que já esperava de jogos que tenho visto, muito boa equipa colectivamente, forte a atacar e compactos a defender à frente.
O Benfica respondeu muito bem a este desafio mais difícil. Claro que não foi o Benfica dominador e super atacante que já nos habituámos a ver mas foi uma equipa que jogou de igual para igual com o OM.

Houve falhanços para os dois lados, não podemos só ficar agarrados à memória das perdas de Aimar, ou da bola na barra do Ramires, ou das infelicidades de Cardozo, temos que nos lembrar que só o Lucho falhou duas oportunidades claras de golo. É normal, são duas equipas com muito boa capacidade ofensiva e isso levou o jogo para um patamar de emoções muito interessante.
Gostei de ver os jogadores franceses armados em Naval ao ficarem caídos mais tempo, e a retardarem as reposições de bola em joga. Mostra muito respeito por este Benfica.

A nossa caminhada europeia tem sido muito positiva e este teste de fogo está a ser empolgante. O resultado deixa tudo em aberto para a 2ª mão. Com este 1-1 somos obrigados a ir marcar ao Velodrome, e marcar golos é o que esta equipa mais tem feito este ano. Assim nem há tentações para defender nada. Vamos lá jogar taco a taco como disse Jesus e fazer o mesmo jogo que o OM fez aqui na Luz.
Temos equipa para discutir eliminatórias com equipas que se preparam para jogar na Champions e isso deixa-me satisfeito porque não tenho memória curta e recordo-me que há um ano por esta altura já tínhamos sido afastados sem honra nem glória.
Vamos a França de peito feito mostrar o que é o Benfica porque isto tem de ser jogado como um extra motivacional para o que resta da temporada e o que realmente interessa: o título de campeão nacional.
Gostei do jogo de hoje, quero outro igual em Marselha de preferência com o resultado favorável ao Benfica.
Agora concentração máxima para a saída mais problemática desta recta final de temporada. Hoje gostei do futebol que vi na Luz, mas depois de amanhã viajo para a Madeira só a pensar nos 3 pontos. Com muitos ou poucos golos, com bom ou mau futebol, quero é os 3 pontos. O resto fica para as noites europeias.

3 comentários:

  1. Inteiramente de acordo! Aliás como se pode comprovar pelo que escrevi: http://oqueeuvejodaquibyplaka.blogspot.com/2010/03/foi-pena-aquele-golo-ou-talvez-nao.html

    ResponderEliminar
  2. Por acaso comentei na outra, na da viagem à Madeira já!
    Seja como for, jogo, em si, foi um bom jogo, penso que o resultado, por muito que nos custe, foi justo. Assim sendo... Que seja uma boa segunda mão!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Jogo dividido mas devíamos ter ganho. É a segunda equipa que vejo a defender assim com o Benfica e a dar-se bem. O problema é que a maioria das equipas da liga nunca conseguirão defender desta maneira pois parece-me que é preciso muita força fisica e pulmão. Saviola mais uma vez esteve impressionante. Também me parece (aqui de casa ;)) que os jogadores do Benfica não estão totalmente confiantes no Cardeuzo (se calhar é daqui de casa que não se vê bem) Estamos com tudo para termos um noite MITICA (daquelas, lembram-se!? mesmo daquelas, ui ca bom) em Marselha. Eu acredito por isso já estou a aquecer o sofá!

    Abraço

    Wiggy, aliás, NãoEstouNaEsfera
    ;)

    ResponderEliminar