origem

domingo, 13 de dezembro de 2009

Olhanense 2 - 2 Benfica


Olhão tem tudo para ser a nossa Trofa desta época. Vou deixar reticências nesta ideia por causa do golo de Nuno Gomes que acabou por atenuar o pesadelo que foi esta passagem pelo Algarve.
Espero que neste momento todos os benfiquistas que no último meio ano mostraram tanto contentamento com a subida à 1ª de uma equipa do sul se estejam a lembrar do que sempre vos disse. O Olhanense não veio para a 1ª divisão por obra do acaso, ou porque a região algarvia tenha apostado muito nisso. A equipa de Olhão subiu para garantir noites como esta. Por isso beneficiaram de um penalti inventado na recta final da época passada contra o Santa Clara.

Uma equipa que estava à 11 jogos oficiais sem ganhar hoje apresentou-se como se lutasse pelo título, uma garra valente, e com uma vontade de picar o adversário comovente. Foi o momento deles, foi para isto que foram promovidos. Ainda falta o segundo momento que fica para o fim do campeonato quando forem à Luz.
Mas até aqui não escrevi novidade nenhuma, todos estávamos à espera de expulsões, amarelos, e dificuldades.
O que me choca é que a equipa do Benfica tenha ficado desorientada, de cabeça perdida, nervosa, com o cenário que encontrou. Não foi por falta de aviso. Toda a gente relembrou quem é o clube que tem um viveiro de jogadores e treinador em Olhão, todos nós contávamos com estas dificuldades. Todos menos os jogadores do Benfica.
O Olhanense marcou cedo, numa falta que não existe, e o Benfica respondeu de imediato. No meio de tantas provocações o Djalmir acabou mesmo por ir para a rua depois de tentar levantar Coentrão pelo cabelo. Cardozo nunca vira a cara a luta e foi dos primeiros a ir lá impor a sua presença. Foi contemplado com um amarelo. E o Benfica empatou de seguida.
Parecia que estava feito o mais complicado.
Inexplicavelmente o Olhanense consegue voltar à vantagem deixando a equipa sobre brasas.

Na 2a parte Di Maria fez questão de continuar o triste espectáculo e faz por ser expulso. Lá se foi a ténue vantagem de ter mais um campo, que mal se notava já que os algarvios limitavam-se a ocupar os últimos 25 metros do terreno.

Para meu triste espanto o Benfica não mostrou atitude, futebol, nem inteligência para dar a volta a tudo isto. O pesadelo parecia não ter fim.
Estivemos sempre a perder, vimos Di Maria ficar de fora do clássico, depois Fábio Coentrão também, David Luiz andou lá perto, e Ramires pinta ainda mais de negro esta noite com uma lesão grave, para juntar à de Ruben Amorim.
Os que estavam em campo não mostravam sinais de conseguir dar a volta a nada, todos suspirámos por Aimar que também se lesionou mas antes do jogo.

Não consigo pensar num cenário mais negro. Mas desde o dia que vi o Olhanense subir tinha na cabeça que a nossa ida lá ia ser algo assim parecido com isto. Animosidade dentro e fora de campo. Motivados por razões azuis que vão além dos simples 3 pontos, os rapazes de Olhão estiveram bem perto de ter um subsídio de Natal bem chorudo, mas Nuno Gomes estragou-lhes as contas mesmo no fim e quando já ninguém acreditava lá conseguiu minimizar os estragos e fez o Benfica somar mais ponto na corrida ao título.
Pode ter sido esta a nossa Trofa da época passada, lá mais para a frente vamos confirmar, ou não. Eu quero acreditar que esta foi só a pior noite da temporada, ao estilo do que já tínhamos feito em 2004 no Restelo. Mas o golo de Nuno deixa-me com expectativas boas.
Os rapazes do Sul vão voltar para a 2ª mas poderão ter deixado bem cravada a sua marca neste campeonato.
Após este pesadelo as contas são as seguintes; vamos dormir na liderança da Liga, recebemos o Porto na frente deles.
Ah, e os lags já estão a... DOZE!

5 comentários:

  1. Concordo com quase tudo menos com a atribuição das culpas em 100% aos jogadores.

    então, não estava lá o mestre da táctica a comandar, supostamente, as hostes encarnadas????

    começa a ser um acumular de muitas noites más e hoje já houve sócios a insultar os jogadores ....

    http://atsiuqifnebres.blogspot.com/2009/12/jogadores-do-benfica-insultados.html

    ResponderEliminar
  2. O árbitro não teve influência no resultado, na minha opinião. O jogo acabou com 5 amarelos para cada lado e 2 vermelhos para o Olhanense e um para nós. O livre que dá o primeiro golo do Olhanense nasce de falta inexistente de Ramires, mas um minuto antes tinha havido um livre igual para nós (mal assinalado). Portanto, por aí estamos quites. Deixam-me algumas dúvidas o golo do Toy, mas é muito semelhante ao do Nuno Gomes. E na expulsão do Djalmir, até podemos estar agradecidos, pois Cardozo, que é muito burro, podia perfeitamente também ter sido expulso. Di María é o que venho a dizer há muito tempo: muito potencial, muito talento para ser explorado, mas ainda lhe falta tanto, tanto, para ser um bom jogador. É um miúdo burro e imaturo. Não tem ponta de inteligência. O árbitro fez o que podia e devia. Aliás, Carlos Fernandes nem lhe fez nada naquele lance que justificasse uma atitude daquelas. Indescritível. Só o amarelo a Coentrão é que acho forçado, mas sinceramente, foi na linha de toda a arbitragem, que considerei boa. Esteve coerente com o que vinha a fazer até então. Burro foi o Jesus em pôr o Coentrão mais a defender quando sabia que já nem ia ter o Di María no jogo com o Porto. Isto sim é ter falta de visão. E se quisermos ser imparciais a sério, David Luiz também deveria ter sido expulso, ou amarelado, no mínimo. E não foi. E o Miguel Garcia acabou por ser por tirar de esforço. Portanto, na minha óptica, não temos de nos queixar do árbitro. Temos antes de criticar a atitude com que a equipa entrou no jogo, na minha óptica totalmente incorrecta. JJ não soube galvanizar a equipa para aguentar psicologicamente este jogo. Viu-se desde o 1º minuto que os jogadores estavam todos condicionados a pensar no jogo com o Porto, e como cada um se aguenta psicologicamente de formas diferentes, tivemos a resposta sobre quem é maduro e quem não é. Cardozo mostrou que não é (e já tem 26 anos). Di María é um puto estúpido. E David Luiz teve sorte porque conseguiu dissimular uma agressão. É nisto que temos de ponderar. A culpa dos insucessos é sempre do treinador, sempre defendi isto. E hoje foi de novo. Apenas e só. Esta é a minha opinião. Curiosamente, os meus comentários iguais a este foram banidos do blog Anti-Tripa, e acusaram-me de ser... portista e que só criticava o Benfica. Acham normal? Eu não. Estou a defender os interesses do meu clube, os verdadeiros interesses, que não se baseiam só em pensar que os árbitros estão todos contra nós. Eu tenho outra filosofia de estar na vida, e de estar no desporto.

    E acho a avaliação que fazes (não só tu, claro) da equipa do Olhanense. Eu bem sei que ali por trás há tudo isso que todos sabemos, com 5 emprestados do Porto, mais 2 que ainda recebem os ordenados pelo Porto, mais o treinador. Sei tudo isso. Mas também sei que eles jogam assim em todos os jogos. Apenas não têm tido sorte. Em Alvalade também jogaram assim, nos Barreiros a semana passada também. Esta equipa é diferente porque os seus adeptos exigem dos jogadores o máximo esforço e profissionalismo. Eu sei porque sou de perto de Olhão e conheço as gentes de lá e como vivem o futebol. De maneira muito saudável, por sinal. Mas claro que percebo tudo o que referiste. Apenas queria deixar claro que o Olhanense até joga sempre com a atitude de hoje. Outras equipas há (e havia, caso do Trofense) que não são assim. Tipo... o Sporting. Esses sim, fizeram o jogo da época connosco.

    ResponderEliminar
  3. Não é nada a nova Trofa. Que mania a destes benfiquistas...

    Como Carlos Martins e o Aimar descansado vamos ganhar aos corruptos.

    ResponderEliminar
  4. João,
    é mais ou menos o que o Bruno referiu no seu comentário.
    quantos jogos do olhanense viste este ano? as expulsões e as jogadas no limite da agressividade repetem-se todos os jogos. vê por exemplo o último jogo que ganharam contra a académica (em que também acabaram com 9), o jogo contra o marítimo ou o próprio jogo contra o porto em que também acumularam faltas no limite do cartão vermelho e até cotoveladas sem bola levámos.
    o jogo deles contra vocês não foi uma excepção, é mesmo o estilo de futebol dos gajos.
    1 abraço.

    ResponderEliminar