origem

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Kardec Visto por Dassler Marques

O Twitter é um excelente espaço para interagir com jornalistas brasileiros que se dedicam ao futebol. A postura lá é completamente diferente do nosso cinzento panorama. Eles dizem mesmo o que pensam, assumem os seus gostos, e alimentam os seus ódios. É uma excelente janela para o futebol brasileiro actual acompanhar os vários espaços onde se publicam opiniões. Estou a falar de gente ilustre ligada aos maiores canais de comunicação do país. Hoje falei com Dassler Marques que mantém o blog Papo de Craque e que acompanha muito de perto os jovens promissores do futebol brasileiro. Foi ele que sugeriu que eu partilhasse aqui a sua opinião sobre Kardec;


Os dois têm 1,88m. Os dois surgiram nas categorias de base do Vasco. Chegaram ao profissional com fama de goleadores, mas deixaram São Januário sem grande prestígio. Só fazem gols de cabeça, dizem os críticos. O destino foi o Rio Grande do Sul e em seguida Portugal.

Incrível como Alan Kardec repete os passos de Jardel, que em seu auge, é verdade, foi muito mais jogador. Jardel marcou mais de 200 gols em sete temporadas na Europa, números impressionantes. O Super Mário jogou sua carreira no lixo por causa da ex-mulher, se enfiou nas drogas e nunca mais foi o mesmo.

Se Jardel jogou e foi ídolo no Grêmio, Kardec passou rapidamente pelo Inter. Deveria ficar mais tempo, mas sua venda foi indispensável para o Vasco, que lucrou com um jogador descartável, bem visto na Europa por suas participações no último vice-campeonato mundial sub-20.

Jardel foi ídolo por Porto e Sporting, Alan Kardec chega ao Benfica com uma missão difícil. O time encarnado tem o ataque mais poderoso entre as seis principais ligas europeias, com média de 2,84 gol por jogo. É o time em que brilham Cardozo e Saviola, que têm a sombra de Nuno Gomes, Weldon e Keirrison. Se Kardec viveu de mal com as redes neste ano, o K9 fez 24 em só um semestre, e mesmo assim não vai bem na Luz.

Seguir os passos de Jardel em Portugal é um desafio e tanto para Alan Kardec.


Dassler Marques faz parte da equipe do Terra Esportes, é editor do Olheiros.net e já passou pelas redações da Máquina do Esporte, Trivela e Folha Online, além de assinar matérias para a Revista Placar e, entre outros, ter participado de edições da Fut!
No Twitter: @dasslermarques

Sem comentários:

Enviar um comentário