origem

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Somos Nós Que Vamos na Frente

Pela segunda vez em dez anos, as "águias" partem para o clássico na Luz com vantagem pontual sobre os "dragões". A última foi em 2004/05: eram líderes com quatro pontos a mais.

É uma vantagem mínima, mas serve para reconfortar os corações benfiquistas nas contas com os rivais portistas. O golo de Nuno Gomes nos descontos na partida da última jornada em Olhão permitiu aos "encarnados" empatarem com o Olhanense (2-2) e somarem um ponto. Um ponto precioso para deixar os lisboetas em vantagem na tabela classificativa sobre o FC Porto - esta é apenas a segunda vez em dez anos que as "águias" chegam ao clássico da Luz com mais pontos que o adversário nortenho. Na última vez que tal aconteceu, Giovanni Trapattoni levou o Benfica ao título de campeão, na temporada de 2004/05.

Na altura, o Benfica perdeu o jogo, por 0-1. Foi McCarthy quem decidiu o encontro da sexta jornada, segundo os portistas; ou o árbitro (Olegário Benquerença), como preferirem, por não ter validado o remate de Petit que Baía não segurou. O certo é que o FC Porto de Víctor Fernández derrotou o Benfica de Trapattoni e, na altura, ficou a um ponto dos "encarnados", que se seguraram na liderança - uma liderança intermitente no resto da prova que acabaria, no entanto, por resultar no último campeonato conquistado pelas "águias".

Apesar de partilhar a liderança com o Sp. Braga esta época, só por uma vez o Benfica recebeu o FC Porto na condição de líder isolado. E foi precisamente no ano de 2004. E esta é uma situação inédita para Jesualdo Ferreira, enquanto treinador dos portistas, pois parte em inferioridade pontual para o clássico da Luz, depois de três temporadas a apresentar-se como líder. Jorge Jesus estreia-se nos clássicos numa posição ligeiramente mais confortável.

Sem comentários:

Enviar um comentário