origem

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dados Curiosos da Liga Sagres

Di María é o que mais cruza, Hulk e FC Porto os que mais bolas perdem

Di María é o jogador com mais cruzamentos efectuados na Liga. Colectivamente, o Sporting de Braga é a equipa mais dinâmica nesse aspecto.

O extremo argentino do Benfica ficou de fora na última jornada - vitória no clássico com o FC Porto (1-0) - depois de ter sido expulso em Olhão, mas continua a liderar os cruzamentos na Liga, com 87 bolas colocadas na área. Di María tem uma média de 7,25 cruzamentos por jogo, seguido de Alonso, do Marítimo, com 74 cruzamentos em 13 jogos (média de 5,69).

Cristiano, que deverá estar de saída do Paços de Ferreira e não tem jogado, caiu uma posição e passou a ser o terceiro jogador com mais bolas cruzadas, 72 em 11 jogos.

Em termos colectivos, o líder Sporting Braga continua a ser a equipa que mais cruza (341 em 14 jogos), seguida de Vitória de Guimarães (325 em 14 jogos).

Entre os "grandes", o FC Porto é o mais dinâmico nesse aspecto (315 cruzamentos em 14 jogos), ocupando o terceiro lugar entre todas as equipas, enquanto o Sporting é quinto (306 em 14) e o Benfica é sétimo (285 em 14).

Hulk e FC Porto recordistas das perdas de bola

O avançado Hulk, do FC Porto, continua a ser o jogador da Liga que mais bolas perde, mantendo após o clássico da Luz a liderança destacada, com uma média superior a seis perdas de bola por partida.

O bracarense Alan, com uma média de 3,21, é o segundo deste "ranking".

O Benfica tem apenas dois jogadores entre os 20 que mais bolas perdem, os avançados Saviola e Di Maria, enquanto do Sporting apenas consta Liedson.

Colectivamente, é o FC Porto a equipa que mais vezes cede a bola ao adversário sem concluir a jogada, com uma média ligeiramente acima das 18 perdas de bola por partida, bem acima dos rivais Benfica (10,7) e Sporting (11,9).

O Braga é a segunda equipa que mais bolas desperdiça, com uma média de 16,4.

Cardozo é o que mais remata

Oscar Cardozo, do Benfica, melhor marcador da Liga, com 14 golos, continua a ser o mais rematador da competição, com 48 remates em 13 jogos (média de 3,69 por jogo).

Cardozo, que ficou em branco frente ao FC Porto, continua à frente de Baba, do Marítimo, que leva 45 remates nas 14 partidas que realizou (3,21).

Falcao não fez nenhum remate na Luz e permaneceu com 41 tiros, agora em 14 jogos, perdendo a terceira posição para Keita, do Vitória de Setúbal, que contabiliza 43 remates em 14 jogos (3,07).

O colombiano do FC Porto, terceiro melhor marcador da Liga, com oito golos, continua, no entanto, a ser o jogador com mais "disparos" enquadrados com a baliza, com 27, contra 26 de Baba e 25 de Cardozo.

Por equipas, o FC Porto mantém a liderança, com 246 remates nos 14 jogos, mas a média caiu para 17,71 por jogo (contra os 18,62 anteriores).

O Benfica, muito mais rematador no jogo da Luz, passou a contabilizar 236 tiros (média de 16,92) e aproximou-se dos "dragões", enquanto a terceira posição continua a ser ocupada pelo Sporting de Braga, líder do campeonato, com 215 remates (15,36).

Braga passou a ser a equipa mais atacante

O Sporting de Braga passou a ser a equipa com mais ataques realizados, superando o FC Porto, enquanto o portista Hulk também perdeu influência no número de acções ofensivas.

A prestação menos feliz de Hulk no clássico de domingo relegou o futebolista brasileiro do FC Porto para a quarta posição entre os jogadores que mais ataques têm.

Hulk, que surgia em segundo lugar na semana passada (120 ataques em 11 jogos), caiu para o quarto lugar (123 em 12 jogos), significando que no jogo do Estádio da Luz não conseguiu realizar mais do que três acções ofensivas.

O jogador com mais ataques continua a ser o bracarense Alan, com 162 em 14 jogos, e agora seguido por Targino, do Vitória Guimarães (130 em 14 jogos), e Marinho, da Naval (125 em 14).

À semelhança da queda de Hulk, o mesmo aconteceu com a sua equipa, o FC Porto, que deixou de ser a equipa mais atacante.

Os "dragões" eram líderes nesse capítulo, mas o jogo menos conseguido no domingo com o Benfica fez a equipa baixar esses índices e ser ultrapassada pelo Sporting de Braga.

Os "arsenalistas" passaram a contabilizar mais ataques (594), enquanto o FC Porto tem 572 acções ofensivas.

O Benfica é a terceira equipa mais acutilante em matéria ofensiva, com 556 movimentações.

Benfica e FC Porto são os mais castigados com faltas

O Benfica continua a ser a equipa mais castigada com faltas, mas a intensidade do clássico colocou o FC Porto como a segunda equipa que mais sofre.

A equipa da Luz sofreu 241 faltas, enquanto os "azuis e brancos" passaram a totalizar 236 faltas sofridas, mais 20 do que na ronda anterior.

O jogador mais penalizado pelos adversários é o vila-condense Bruno Gama (46 faltas sofridas em 14 jogos), seguido de Hulk, do FC Porto, com 41 em 12 jogos.

FC Porto é a segunda equipa a cair mais em fora-de-jogo, só atrás da Académica

O FC Porto passou a ser a segunda equipa a cair mais vezes em fora-de-jogo, uma situação em que o maior infractor continua a ser a Académica, concluída que está a 14.ª jornada.

Os "dragões", que foram "apanhados" seis vezes em posição irregular no clássico com o Benfica, têm um registo de 47 foras-de-jogo, enquanto os "estudantes" infrigiram essa lei de jogo mais quatro vezes.

A terceira equipa da Liga mais vezes apanhada em fora-de-jogo é o Sporting (44).

O avançado da Académica, Sougou, é o jogador que mais vezes surge nessa situação irregular, com 17 foras-de-jogo em 14 jogos, enquanto Lima (Belenenses), William (Paços de Ferreira), Saviola (Benfica), João Tomás (Rio Ave) e Rabiola (Olhanense) foram apanhados 16 vezes em posição de fora-de-jogo.

Dados recolhidos pela WTvision

Sem comentários:

Enviar um comentário