origem

sábado, 5 de dezembro de 2009

Direitos televisivos: negociações vão começar

A renegociação dos direitos das transmissões televisivas dos jogos do Benfica, cujo contrato expira no Verão de 2013, é um processo que a direcção encarnada irá encetar em breve.

Domingos Soares Oliveira, que anteontem esteve no Estoril para mostrar a SAD aos investidores, na I Conferência de Mercados de Capitais realizada no casino, lembrou à plateia que em 2005/06, quando o Benfica realizou 100 milhões de receitas (sem contar com mais-valias resultantes da alienação de jogadores), recebeu 7,5 milhões de euros.

«Hoje em dia representam no máximo 10 por cento das receitas totais, vendas de jogadores à parte. A média europeia dos clubes em termos de receitas dos direitos de transmissões televisivas anda, hoje em dia, nos 40 por cento do bolo total. E já foi de 50 por cento. Há necessidade de rever valores. As negociações vão começar», disse o administrador-executivo da Benfica, SAD a propósito.

AMBIÇÃO DOS GRANDES EUROPEUS

Aos jornalistas, complementou, mais tarde, o seu raciocínio e explicou a aspiração da águia:

«Acredito que as receitas podem subir muito acima. E não estou a falar em duplicá-las, falo em valores muitíssimo mais elevados! E continuo a defender que, se a média do que representam os direitos de transmissão televisiva em termos do orçamento dos clubes europeus anda nos 40 por cento, o Benfica deve ter a mesma ambição. Haverá capacidade para renegociar. Naturalmente que Portugal é um País e um mercado diferentes, do ponto de vista publicitário. Hoje em dia, o modelo dos direitos televisivos associados a um clube não se vê pelos investimentos publicitários. Aliás, se analisarem a publicidade que existe na Sport TV, ela é muito limitada. Não é por aí. Mesmo nos jogos que vendemos em canal aberto, as receitas de publicidade que são captadas não são significativas. A questão importante é o canal codificado, o que é pago mensalmente em assinaturas. O único canal codificado que temos de desporto em Portugal é a Sport TV, e tem 600 mil subscritores. Por aí, podemos aferir qual é o potencial valor que deveria caber a cada um dos clubes.»

BENFICA TV NA ZON?

Ainda quanto a contratos, o tema de a Benfica TV ser disponibilizada também pelo operador de comunicações ZON, e assim poder chegar a muitas mais centenas de milhar de lares, não passou em claro ao gestor encarnado. «As negociações com a ZON estão em curso. Não quero afiançar nada porque a negociação pode ter êxito... ou fracasso. O que vos posso dizer é que alterámos e reabrimos esse processo de negociações com a ZON», afirmou ainda Domingos Soares Oliveira na ocasião.

Com uma revelação à despedida: «É relevante ver as audiências da Benfica TV num jogo que não podemos transmitir, e em que o telespectador, o que vê em casa, e que é a única coisa que podemos fazer, é estarem lá dois senhores a fazerem o relato, garanto-vos, são, de longe, as maiores audiências que temos na Benfica TV!»

fonte A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário