origem

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Looking for Eric - "Não Sou Um Homem. Sou o Cantona"


Começou ontem o ciclo FootDoc no DocLisboa com a estreia do filme Looking for Eric, com tradução portuguesa para O Amigo Eric.
Sala 1 do São Jorge quase cheia para assistir a este filme que tem como grande atracção o lendário Cantona. O filme é bom e podem ir ver sem receios quando estrear nas salas Lusomundo em breve. Óptimo para os adeptos de futebol, a presença ontem do grande Rui Tovar não engana quanto ao interesse futebolístico da peça, e ideal para levarem companhia mesmo de quem não está tão por dentro da cultura da bola.

Há uma história normal sobre uma família inglesa de Manchester, tão simples quanto eficaz e interessante, e há a presença de Eric Cantona a orientar o herói do filme, o carteiro Eric. Os diálogos entre as duas personagens atingem patamares muito elevados de pura ironia, comédia e auto-crítica do francês.
Há detalhes preciosos que não vão escapar aos mais atentos como o capítulo no bar onde se expõe a famosa rivalidade entre adeptos do Man. United e os "puros" que fundaram o FC United.
Há imagens de golos eternos de Cantona que aparecem como pretexto para reavivar a memória do próprio francês que confessa não se lembrar de nenhum dos golos que o fã Eric descreve oralmente com um detalhe tão eficaz que antes de aparecer as imagens já estamos a ver o momento na nossa cabeça. E há a oportunidade de ver o equipamento mais delirante do Man United nos anos 90; camisola amarela e verde!

Aconselho a todos os adeptos de futebol. Um filme engraçado que ajuda a prolongar o estatuto de lenda do homem da gola levantada que afirma: "Não sou um homem. Sou o Cantona!"

Sem comentários:

Enviar um comentário