origem

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Estrelas da nossa Formação: Lassana Camará



NOME Lassana Camará

NACIONALIDADE Portuguesa

NATURALIDADE Guiné-Bissau

NASCIMENTO 1991-12-29 (17 anos)

POSIÇÃO Médio-Centro

São cada vez mais os jovens oriundos do Continente Africano que chegam a Portugal todos os anos, para integrarem, principalmente, as camadas jovens dos mais diversos clubes. Mas poucos conseguem chegar, ver e vencer, como é o caso de Lassana Camará. Apesar de ainda ter 17 anos, Saná, como é conhecido no meio futebolístico, tem vindo a desenvolver uma carreira de sucesso. Acabado de chegar a Portugal em 2006, pela mão do seu tio, que ainda o levou a treinar-se numa academia lá para os lados de Pegões, Lassana veio para integrar a equipa de Juvenis A, onde pontificavam David Simão, Leandro Pimenta (ambos mais velhos) e a pouco e pouco foi conquistando o seu espaço e dando a conhecer as suas qualidades: um formidável Médio Box-to-Box, com uma notável qualidade técnica e drible, bem como um excelente capacidade de leitura de jogo.

Fã incondicional de Rui Costa (disse uma vez que todas as suas camisolas tinham o seu nome e o numero 10), já é Internacional Sub-17, Sub-18 e Sub-19 e faz parte de uma geração da qual todos os benfiquistas esperam muito, onde pontificam Nelson Oliveira, Roderick Miranda, Mário Rui, todos eles Campeões Nacionais ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Já com contrato profissional assinado, muitas têm sido as dificuldades que os responsáveis do Benfica têm tido em segurar este grande jogador, com propostas dos principais clubes ingleses e espanhóis. Aliás, os responsáveis federativos portugueses cedo repararam no talento de Lassana Camará, pelo que pouco tempo demorou a concretizar-se a naturalização deste jovem talento. Penso que são poucos (ou nenhuns…) aqueles que ainda não se renderam ás suas qualidades!

Para já, está no seu último ano de Juniores e concentrado em revalidar o título de Campeão Nacional. Muitos adeptos defendem que o seu futebol seria melhor aproveitado se fosse emprestado já a um clube da Liga Vitalis, onde poderia evoluir muito mais. A título pessoal, acho que este ultimo ano com o Mister João Alves não foi nada proveitoso. Mas, penso, que os responsáveis do Benfica estão atentos a Lassana e que não irão queimar etapas do seu crescimento. Lassana Camará tem, sem dúvida, condições para ser um jogador fulcral no futuro do Benfica e fintar as adversidades da vida, da mesma maneira como finta os adversários dentro do campo. Resta saber se o Benfica irá criar essas bases para o seu futuro.
Esperemos que sim…

Por: Batista
nunobatista7@iol.pt

2 comentários:

  1. Excelente texto. Gosto muito do Saná e espero coisas dele. Penso que este ano com o Diamantino será bom para ele.

    Uma questão: qual é a altura dele? Entre a última vez que o vi e a primeira pareceu-me que cresceu um pouco. Apesar de baixo tem um enorme poder de elevação e capacidade de choque.

    Penso que lhe falta alguma baliza. É muito cerebral e organizar, mas ataca pouco a baliza. Desconfio que é por isso que o Junior ocupa a posição 10 nos juniores e ele cai sobre a ala. Penso que o trabalho que está a fazer neste sistema táctico ser-lhe-á proveitoso, principalmente ao nível do golo.

    Outra qualidade que me parece que poderia melhorar é a velocidade de processos. Tem uma excelente capacidade de drible, de passe e a guardar a bola, mas muitas vezes parece necessitar de parar o jogo para o pensar. Penso que poderia melhor ao nível da transição ofensiva rápida, nomeadamente na progressão em velocidade e no passe longo.

    Apesar de não parecer, acho que o Saná é fabuloso. Pode ter um enorme futuro. Terá que trabalhar bem a capacidade física para ultrapassar essa limitação. Mas, é do melhor que há na formação em Portugal. Os aspectos que aponto não são para o tornar bom, isso já ele é, são para o tornar fabuloso.

    Saudações benfiquistas,
    Alexandre Calado

    ResponderEliminar
  2. Alexandre, o Saná mede 1,70 e pesa 60 Kg, pelos dados que consegui apurar, mas tambem tenho a impressao que ele cresceu bastante. Lembro-me de um jogo na Fase Final de Juniores contra o Porto em que o Saná, que ainda era Juvenil na altura, marcou o golo da vitoria, de cabeça!
    Apesar de já ter efectuado alguns jogos a 10, é como numero 8 que ele joga melhor. Acaba por ser o Francisco Junior (mais um jovem que quero apresentar) ou o Ruben Pinto a fazer de 10.
    Apesar de não marcar muitos golos, é incrível a forma como deambula e abre verdadeiras brechas nas defensivas adversárias, e tambem concordo que precisa de melhorar em alguns aspectos. Bem trabalhado vai longe.

    ResponderEliminar