origem

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Futebol de Causas


Futebol De Causas
Ricardo Antunes Martins
Portugal, 2009, 50’


Durante a «crise de 69», a equipa de futebol da Académica de Coimbra envolveu-se activamente na luta contra o regime ditatorial vigente em Portugal e transformou- se numa bandeira viva da luta estudantil. A sua presença na final da Taça de Portugal, disputada contra o Benfica no Estádio Nacional, foi o maior comício de sempre contra o regime.

Hoje, 21h30 São Jorge 1
Sábado, 19h São Jorge 3

2 comentários:

  1. Excelente documentário, a demonstrar a união que existia dentro equipa da AAC e como a equipa de futebol se juntou aos protestos que existiam por parte dos estudantes de Coimbra contra o antigo regime, numa altura de grande censura e de guerra colonial. Como jogadores da equipa de futebol fugiram numa visita da AAC a uma ex-colónia portuguesa, visto serem jogadores bastante "cobiçados" pela PIDE.
    Imagens da meia final da taça de Portugal entre o scp-AAC, em que a Académica sairia de Lisboa com a vitória por 0-1, para mais estar presente na final contra o nosso BENFICA.
    Chegada à final a AAC entra em campo com as capas aos ombros abertas e com passadas lentas ao lado dos jogadores do BENFICA em sinal de protesto. Jogo que a AAC perderia já no prolongamento por 1-2.
    Relatos dos jogadores a dizer que quase no final do encontro, viraram-se para o banco do BENFICA, quando a AAC vencia o jogo por 1.0 para estes esperarem para verem o que se iria passar a seguir.
    Jogo que a AAC perderia já no prolongamento por 1-2.
    Nesta equipa de 1969 em onze jogodores, oito tiraram um curso em Coimbra.
    De realçar estarem presentes na sala, jogadores da equipa de futebol e o presidente da AAC em 1969.

    ResponderEliminar
  2. O meu Pai, adepto desde sempre da Académica, marcou presença nessa final. Conheço bem o sentimento desse jogo, de tanto o ouvir falar...sem dúvida, marcante!

    ResponderEliminar