origem

domingo, 25 de outubro de 2009

Entrevista a Óscar "Deuz" Cardozo

Está diferente esta época, parece ter recuperado a alegria de jogar. Sente-se mais importante para a equipa agora?
-Não. Acho que não estou diferente. Estou a fazer as mesmas coisas e não me sinto mais importante. O que se passa é que agora estou a marcar muito mais golos, porque a equipa está a jogar para mim. Temos treinado muito para marcar golos, e isso beneficia-me.

Falhou dois penáltis no início da época, mas continua a ser o marcador oficial da equipa. Houve influência de Jorge Jesus para que continuasse a marcar as grandes penalidades?
-A minha atitude será sempre a mesma. Mesmo que falhe cinco penáltis seguidos, vou manter a atitude: agarrar na bola e bater a próxima grande penalidade, porque, sempre que parto para a bola, penso que vou marcar. Não fiquei minimamente afectado por ter falhado esses dois penáltis. Também é verdade que o Jorge Jesus e os meus companheiros me deram confiança para continuar a marcar.

A marcar com esta cadência, mais de um golo por jogo, certamente que lhe passa pela cabeça a conquista do troféu de melhor marcador…
-Não tenho nenhuma meta estabelecida. Estou a jogar bem, estou a marcar golos, mas só me realizo verdadeiramente se a equipa ganhar. Esse é sempre o meu grande objectivo.

Mas concorda que, para um avançado, sobretudo de um clube grande, o título de melhor marcador está sempre presente no pensamento…
-Claro. Seria muito lindo que fôssemos campeões e eu conseguisse o título de máximo goleador da prova. Mas, sinceramente, nunca penso nas coisas em termos individuais; o que me passa pela cabeça sempre é ajudar o Benfica. Quero que os meus golos ajudem o clube a vencer o campeonato. Vou tentar marcar em todos os jogos.

Nesse campeonato individual, terá de se bater com jogadores como Falcao e Liedson, que, embora não esteja a marcar de forma regular, é sempre um jogador a ter em conta. Concorda que estes serão os seus principais adversários?
-É verdade. Mas temos de incluir, nesse lote, o Hulk e o Farías, todos excelentes jogadores. Há vários jogadores neste campeonato que podem conquistar esse título. Mesmo no Benfica, há outros nomes, como o Saviola, o Weldon e o Nuno Gomes. São muito importantes para nós.

Como é que Jorge Jesus prepara a equipa para marcar tantos golos?
-É tudo uma questão de aproveitamento. Em todos os jogos, criamos inúmeras oportunidades de golo e temos aproveitado as ocasiões.

No ano passado, tinha de concorrer com Suazo – antes de ele se lesionar – por um lugar na equipa. Agora tem assumido todo o protagonismo, deixando jogadores como Keirrison ou Nuno Gomes em segundo plano. Concorda?
-Não sinto as coisas assim. Tenho sido o escolhido para jogar no ataque, mas os meus colegas também têm estado muito bem. Não concordo com essa análise. Estou a jogar bem, tal como os meus companheiros.

A mentalidade dos jogadores mudou com Jorge Jesus?
Acho que sim, porque em todos os jogos entramos com o objectivo de ganhar os três pontos marcando muito golos. Todos os jogadores estão preparados para jogar dentro dessa filosofia.

Pelo vosso desempenho esta temporada, dá a sensação de que não chega ganhar. É preciso ganhar com muitos golos, dar espectáculo. São essas as indicações que recebem em cada partida?
É verdade que queremos sempre mais. O professor [Jorge Jesus] pede-nos para jogarmos assim: se possível marcando muitos golos. No entanto, sem perder a noção do trabalho que temos de fazer em termos defensivos, porque isso é essencial para o equilíbrio da equipa. Haverá certamente jogos em que vamos marcar e depois defender um pouco, mas, sobretudo em casa, não podemos desperdiçar pontos e temos de marcar e ambicionar mais para não corrermos riscos. Esse equilíbrio é decisivo no bom desempenho da equipa.

Em Paços de Ferreira, pediu para sair, mas Jorge Jesus não atendeu ao seu pedido. Diante do Everton, voltou a pedir para sair, e dessa vez o treinador acedeu. O que é que se passou exactamente?
Não sei. O treinador decidiu assim. Entendeu deixar-me em campo com o Paços de Ferreira até ao fim, e creio que não há qualquer problema nisso. Não temos de questionar as suas opções. Foi tudo muito pacífico.

Dos habituais candidatos ao título, quem está melhor?
Quem está melhor é o... Braga, porque está no primeiro lugar. Tem feito um trabalho perfeito e por isso lidera o campeonato. O Benfica, o FC Porto e o Sporting estão todos muitos fortes e a lutar pelos mesmos objectivos.

Ter Saviola por perto torna tudo mais fácil para si?
Claramente. É mais simples, porque ele é um grande jogador, sabe o que tem de fazer dentro do campo, e todos sabemos como pode desequilibrar, assistindo ou marcando ele próprio.

Estão a passar por um ciclo terrível. Jogaram com o Everton, agora será com o Nacional, depois o Braga e voltam a enfrentar o Everton. A equipa está preparada para esses jogos?
Penso que sim, porque temos um grupo muito forte e unido e vamos conseguir estar bem em todas as partidas.

Fala-se muito na sua saída do Benfica na próxima época, mas a verdade é que renovou contrato até 2014. O seu desejo era mesmo ficar no clube?
Se renovei, é porque era esse o meu objectivo.



Nuno Gomes
Um grande jogador, uma óptima pessoa, e julgo que se fosse ele o escolhido para jogar, estaria a fazer o mesmo que nós temos feito em todos os jogos.

Weldon
Um óptimo companheiro, com muito sentido de humor. Entrou muito bem no grupo e está a ajudar-nos.

Keirrison
É um grande jogador, um goleador. As coisas não lhe estão a sair muito bem, mas todos sabemos que se trata de um jogador com enorme potencial. Todos acreditamos muito nele.

Saviola
Dispensa apresentações. É um grande jogador. Em qualquer momento pode desequilibrar uma partida.

Mantorras
Toda a gente gosta muito dele, e é sempre uma preciosa ajuda.


fonte: ojogo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário