O Benfica aplicou quinta-feira a maior goleada a uma equipa inglesa nas taças europeias de futebol desde 1970/71, há quase 40 anos, ao vencer na Luz o Everton por 5-0. "Bis" de Cardozo e Saviola e um tento de Luisão escreveram história na Luz, em encontro da terceira jornada do Grupo I da Liga Europa, já que é preciso recuar quase quatro décadas para encontrar semelhante desastre inglês.
A última vez que uma formação da terra de "sua majestade" tinha perdido por cinco golos de diferença acontecera na segunda eliminatória da Taça UEFA de 1970/71, época em que o Coventry foi goleado pelo Bayern Munique.
Na Baviera, os germânicos bateram os ingleses por 6-1, na primeira "mão", garantindo, desde logo, o apuramento, que acabou por ser certificado matematicamente em Inglaterra, com um desaire por 2-1.
Antes, os ingleses só contam mais três desaires por cinco ou mais golos de diferença, um deles com marca lusa: nos quartos-de-final da Taça das Taças de 1963/64, que viria a vencer, o Sporting goleou o Manchester United por 5-0.
A 18 de Março de 1964, e depois de um aparentemente comprometedor desaire por 4-1 em Old Trafford, os "leões" estiveram imparáveis em Alvalade, vencendo com um "hat-trick" de Osvaldo Silva e tentos ainda de Geo e Morais.
Duas épocas depois, mais precisamente em 1965/66, o Chelsea também perdeu por 5-0 com o FC Barcelona, nas meias-finais da Taça UEFA de 1965/66 (num play-off disputado na Catalunha, após vitórias caseiras por 2-0 das duas equipas).
O primeiro desaire inglês por tão grande diferença foi o único por mais de uma "mão cheia": aconteceu na final da primeira edição da extinta Taça das Cidades com Feiras, que se realizou entre 1956 e 58.
O London XI até começou bem o "duelo" do título, ao vencer em casa por 2-0, mas, na segunda "mão", o FC Barcelona ganhou em Camp Nou por 6-0, a 01 de Maio de 1958, perante cerca de 62.000 espectadores.
Quinta-feira, na Luz, o Benfica, que não vencia para as taças europeias por tamanha diferença desde o 6-0 ao Beitar de Jerusalém (a 12 de Agosto de 1998, na Luz, em jogo da primeira "mão" da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões), esteve perto de repetir esse longínquo feito.
Javier Saviola (14 e 83 minutos), Óscar Cardozo (47 e 48) e o "capitão" Luisão (52) selaram o 5-0, mas muitos mais podiam ter acontecido e, pelo menos, o "malabarista" Di Maria bem o merecia, nomeadamente quando atirou à barra (55).
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
isto não é nada, 2-1 ao ventspils é que é memorável!
ResponderEliminarA derrota por 5-0 ao everton foi mesmo merecida porke o benfika jougou mesmo bem a vitoria do sporting ao ventspils nao foi nada porke kualker um pode ganhar a esses kochos!!!!
ResponderEliminar