origem

sábado, 15 de maio de 2010

Ninguém Morreu. (Felizmente) Foi Só Mais Mau Jornalismo

Depois de muita procura encontrei o texto que explica a falta de responsabilidade que vive algum do nosso jornalismo. Não morreu adepto nenhum.
Felizmente foi só mau jornalismo como explica muito bem o Bitaites:

Uma derrota para todos (última actualização)

Este dia foi confuso com notícias de rumores e rumores de notícias sobre a morte de um adepto do Benfica em Braga, depois de ter sido espancado. A informação foi veiculada pelo Público, citando fonte da Benfica TV.

Mais tarde, eu soube que a notícia não correspondia à verdade: um adepto benfiquista tinha sido agredido em Braga, estivera hospitalizado mas tinha tido alta na terça-feira.

Dado que o jornal Público afirmava ser aquela uma notícia avançada pela Benfica TV, a minha esperança enquanto adepto benfiquista, como escrevi na segunda versão deste post, foi a de que a Benfica TV tivesse feito mau jornalismo, não um jornalismo maldoso.

Finalmente, um comentário de Ricardo Martins veio esclarecer as circunstâncias em que esta notícia foi cozinhada: «Tudo isto começa com uma chamada telefónica, do presidente da casa do Benfica de Braga, para um programa de opinião da Benfica TV em que refere que tinha sido avisado de que essa tal pessoa teria falecido. Fim de chamada, segue programa Benfica TV com outras análises. Muito possivelmente este telefonema foi descredibilizado pela Benfica TV, pois esse facto, a suposta morte de adepto do Benfica, nunca mereceu qualquer destaque nos telejornais da Benfica TV, nem ontem, nem hoje.»

Sabemos como funciona este tipo de programas de participação popular, ainda por cima num canal específico de um clube de futebol, e a explicação do Ricardo parece-me muito plausível.

O presidente da Casa do Benfica de Braga, contactado por um colega do meu jornal a propósito desta notícia, remeteu o assunto para o vice-presidente; este, por seu turno, afirmou que não sabia de nada, nem sequer sabia quem era esse adepto que morrera. Se for preciso, pedirei ao colega que fez estes telefonemas para os confirmar aqui. Esta discrepância mostra que, quando se trata de futebol, a principal regra parece ser a de não pensar antes de falar.

O que levou o Público online a considerar esta situação digna de ser tratada como notícia, ainda por cima atribuindo-a como tendo sido lançada pela Benfica TV? A minha explicação mantém-se: este é o resultado do crescente desinvestimento nas redacções. E eu, patinho, cometi o erro de «confiar» neste parente pobre do grande Público de outrora. Já devia saber o que a casa pode (sobretudo, não pode) gastar. Entretanto, no pasquim 24horas, procurava-se saber a verdade com o sentido de responsabilidade que o Público não teve.

7 comentários:

  1. Vergonha é o programa da Benfica ter acabado de ser repetido.
    Nesse programa o comentador da Benfica tv (não me lembro do nome, mas é aquele gordo de cabelo escuro) é que diz que hoje ouviu dizer que tinha morrido um adepto, e pede ao presidente da casa do Benfica para confirmar. Este confirma.

    O problema começa aí. Depois desenvolve-se, mas a Benfica TV, infelizmente, não é isenta de culpas, porque não foi o presidente da Casa quem começou o boato, apenas ajudou a dar-lhe credibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Lamenta-se profundamente o sucedido, até porque uma notícia desse género pode ter consequências gravíssimas.
    Eu comentei essa notícia em vários blogues, mas por receio que houvesse ali alguma inverdade, até porque nem no sapo, na bola e record online vinha nada sobre esse assunto.
    Há que parar de falar em violência e começar a falar do futebol, afinal de contas, nós benfiquistas temos e devemos falar muito de futebol, pois jogamos o futebol com mais qualidade e beleza do país, façamos jus a isso.

    ResponderEliminar
  3. claro que a benfica tv e o presidente da casa do benfica em braga mentiram assim naoooooooooo
    o senhor doutor deve ter + cuidado com as nooticas que da

    ResponderEliminar
  4. Vergonhoso!

    Assim se dão enormes tiros no pé.
    Assim se descredibiliza um projecto tão importante.

    Assim, não.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  5. O Pedro Guerra é o pior elemento que a BenficaTV tem. Ontem, sexta feira, no programa A Jornada teve um comentário infeliz para com o João Malheiro. Este, reconhecidamente um benfiquista de sempre, respondeu-lhe à letra e colocou o tal Pedro Guerra no lugar.

    Este senhor faz-me lembrar o Pôncio Monteiro, mas com menos 30 anos. Está constantemente a bajular, por tudo e por nada, o presidente Vieira. Ontem, teve até a desfaçatez de o considerar o melhor presidente do slb de todos os tempos! Para além disto está constantemente a interromper os outros convidados, julga-se o dono da verdade, e até é mal-formado ( ver o que ele faz quando os outros falam: está a ler ou a mexer em papeis ).

    Por isto tudo peço à Benfica TV, para retirar este indivíduo do nosso painel de comentadores, porque o mesmo não contribui para a grandiosidade do projecto BTV. Esta opinião não é só minha. Basta ler outros blogs ou assistir aos comentários de outros benfiquistas.

    Seria interessante que aqui no Red Pass, se fizesse um post sobre a Benfica TV, e o que na nossa opinião deveria ser feito para aumentar,ainda mais, o prestígio deste canal de comunicação.

    ResponderEliminar
  6. Parece-me,salvo melhor opinião, que melhor seria ter-se feito um Post apenas com a sua parte final, com intenção de futuras sugestões para melhorar o nosso grande e único canal clubístico do País.
    Quanto a comentários,perdoem-me, mas acho que alguns deles é que estão a dar um grande tiro no pé, dispense-se a publicidade.
    O nosso Glorioso e a sua televisão, têm ambos correio electrónico, julgo que também ao nosso serviço.
    Nesse e noutros aspectos, o blog TERTÚLIA BENFIQUISTA, é um bom exemplo.

    CAMPEÕES, CAMPEÕES, CAMPEÕES.

    ResponderEliminar
  7. A todos os média, existe uma redação.
    Confinar este acto, e o tentar resumir a A ou B, é tentar desculpar e permitir futuros casos...
    A notícia ao timming que foi lançada, em ambos os orgãos informativos ( Benfica Tv / Jornal Público ), face ao contexto decorrente...é o mesmo que deitar gasolina numa fogueira.
    Para coroar, esta situação, fica claro que a Benfica TV diz um discurso, e ao SLB diz o politacamente correcto...é obvio que isto é de tal forma claro, que fica a nú...e não convém.

    ResponderEliminar