origem

terça-feira, 11 de maio de 2010

Falemos do novo Manto Sagrado

Nas poucas horas que passaram desde a apresentação da nossa nova camisola já há muitas reacções dos adeptos que colocam algumas questões interessantes que vale a pena ver com mais atenção.
Partindo do principio que o Manto Sagrado é sempre lindo, uns mais lindos que outros, falemos da versão 2010/11.

Estrelas

Estou à vontade para abordar este assunto porque fui o primeiro a lançar esta discussão na blogosfera encarnada. Em Novembro de 2006 escrevi no meu anterior blog, Encarnado e Branco, o seguinte:

E Porque Não 2 Estrelas?!
Ao ver as camisolas que os adeptos do Celtic, e que os jogadores, orgulhosamente vestiam reparo que há uma estrela por cima do seu emblema. Representa a tal vitória na Taça dos Campeões Europeus em 1967 no Jamor. Ao ver os resumos dos outros jogos da Champions fico a pensar nas estrelas que outros clubes exibem.
A minha questão é a seguinte; o Benfica deixa que lhe mudem as cores ao equipamento com tanta facilidade, e ainda ninguém se lembrou de bordar duas estrelinhas por cima da águia?!
É falta de lembrança, ou é preciso mesmo mais qualquer coisa, por exemplo uma autorização da UEFA?
Se não houver obstáculos porque não havemos de jogar com as duas estrelas das nossas duas Taças dos Campeões ganhas na década de 60?!


Sei que na altura esta ideia foi bem acolhida por leitores atentos e perto da Direcção e que se começou a falar desta hipótese.
Depois a adidas e o Benfica decidem lançar uma camisola com estrelas mas virado para o contexto nacional. Uma estrela para cada 10 campeonatos ganhos. Excelente a ideia, trágica a opção de marketing de lançar nessa época as camisolas de venda ao público sem as três estrelas. A roçar o ridículo a opção de só os jogadores poderem usar estrelas. Não comprei camisola nenhuma e desconfio que o volume de vendas dessa época não foi famoso.

Há um ano a decisão lógica e obrigatória, após tanta pressão da blogosfera e não só, de vender ao público a camisola oficia já com as estrelas. Comprei a minha na noite em que foi posta à venda na loja Adidas do Estádio. Foi a primeira de manga comprida a ser vendida e acompanhou-me esta época toda.

O sucesso da inovação das três estrelas foi tão grande que o emblema do SLB rapidamente foi oficiosamente actualizado com as estrelas por cima em todo o lado.
A nível pessoal devo dizer que os momentos de confronto visual com os rivais que mais prazer me deram foram as vezes que apontei para as estrelas ao peito deixando lagartos e tripeiros a espumar sem argumentos.

Por mim já não se mexia mais neste esquema das estrelas.

O Benfica e a Adidas arriscam para este ano uma camisola a evocar o espantoso espírito dos anos 60 e deram um toque retro ao desenho e ousaram simular na zona do emblema um fundo branco como no tempo em que este era cozido à mão. Pessoalmente não faria assim, propunha que o fundo branco fosse mais arredondado apanhando apenas a zona do emblema e que a estrela ficasse fora deste fundo por cima do emblema.

Porquê uma estrela?

Aqui é a parte mais delicada. A ideia é homenagear a equipa que venceu a primeira Taça dos Campeões Europeus em 1960, a estrela representa a conquista da Taça.

Tudo bem, mas penso que podíamos ter outra opção. Por mim devíamos desenvolver dois conceitos de simbolismo.
Para as competições internas devíamos sempre usar as três estrelas. A mesma camisola mas com as valiosas três estrelas e o escudo nacional na manga, claro.

Esta novidade de uma só estrela devia ser implementada numa versão da camisola para a Europa, aí sim só com uma estrela a lembrar a conquista de 60 e de preferência com o logo, que se vê na apresentação do equipamento, por baixo do emblema.

Assim ficava resolvida a situação da confusão que alguns leitores estão a levantar e penso que seria boa opção nível de marketing.
Jogávamos com um equipamento europeu de uma estrela e uma referência com um logo sobre a Taça de 1960, e em Portugal utilizávamos as três estrelas.
Não sei até que ponto a Direcção pode ainda ponderar esta hipótese mas gostava muito que a nossa voz (de todos os associados, bloggers e leitores) fosse ouvida e levada a sério.

A outra situação tem a ver com a repetição da afronta aos estatutos do nosso clube que não combinam com o tamanho e a horrível cor com que é estampado o logo do patrocinador oficial na frente da camisola. Isto devia mesmo ser discutido e ponderado mesmo porque actualmente fica a dúvida sobre quais as três letras que se fixam frontalmente no Manto Sagrado, umas vezes são brancas com fundo azul, outras com fundo preto mudando as letras.
Era bom chegar a um acordo com o patrocinador para conseguirmos uma harmonia aceitável na nossa camisola.

Ficam as sugestões que penso serem pertinentes.

PS : Uma última achega para dizer que o símbolo de campeão das quinas nos anos 60 era cozido na manga do braço esquerdo e não no direito como agora aparece.

PS 2: Já agora chamo à discussão a válida opinião do Céu Encarnado que fala de pormenores que eu ainda não conhecia.

27 comentários:

  1. O azul da TMN é inadmissível estar nas camisolas do Glorioso. A Direcção do SLB devia ser intransigente nesta questão. Eles mudaram de logo? paciência. Ou mudam outra vez ou mudamos de patrocinador. O preto da Meo não choca, q se use esse. Aquele azul tem q ser abolido do manto sagrado e ninguem devia comprar uma camisola com aquela cor!!!

    Tb não percebo a estrela única. Fazia mais sentido duas estrelas até pq as conquistas foram seguidas. Quem decide estas coisas não percebe nada do assunto...mas nada mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100%. Gosto do branco à volta do emblema, francamente, mas perfeito seria ser arredondado ao longo de todo o emblema.

    O azul da tmn é horrível, violenta a nossa camisola. Não sei como é que é permitido, talvez eles tenham-no imposto e o patrocínio, ou seja os euros, falaram mais alto...

    ResponderEliminar
  3. Pedro, calma.
    Acho que expliquei o porquê de 1 estrela. Pretende-se homenagear a primeira equipa campeão europeia esta época. Será uma coisa pontual. Por aí tudo bem, penso é que devia ser usado só na Europa mesmo porque já temos 6 jogos confirmados. Dá para passear bem a estrela :)

    Era bom é que a direcçao e a Adidas chegassem a acordo no equipamento para o futuro: camisola em portugal com 3 estrelas, na europa com 2 estrelas, 1 por cada taça ganha.

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, João. Esta camisola para a Europa e a das três estrelas para o campeonato e competições internas. A questão do logo é complicada. A tmn podia aceder a aumentar o logo abdicando do fundo azul. Só o lettering sem fundo sobre o fundo vermelho da camisola do benfica. A vodafone usa esse conceito no estádio do porto e noutros clubes que patrocina pelo mundo fora e que não são vermelhos. A tmn podia fazer o mesmo com o benfica.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente, agora ha que fazer chegar as nossas vozes à direcção !!!!

    ResponderEliminar
  6. O patrocínio da TMN no nosso equipamento é horrível! Não faz sentido que continue da mesma forma para a nova época. A questão das estrelas não pode andar a mudar de temporada para temporada e a nova solução para este ano fica desproporcional. Podia ter ficado bem melhor, há muito espaço para melhorar!

    ResponderEliminar
  7. Concordo por completo. É o clube que deve impor as regras e não qualquer patrocinador!

    ResponderEliminar
  8. Eu gostaria de ver o fundo branco à volta do símbolo bem redondo, gostaria que melhorassem também o símbolo, pois não está como deve ser e gostaria de ver apenas as letras brancas do patrocionador.
    Penso que cada associado deve dar a sua opinião para que a direcção e o marketing da Adidas vejam os gostos e opiniões de cada um de nós!

    ResponderEliminar
  9. Ainda não percebi bem se este é o equipamento principal se é alternativo ou comemorativo mas se for o principal epá só tenho a dizer q não gosto mesmo nada. Isto ainda é pior q as corres aberrantes dos equipamento alternativos de alguns mais recentes!

    Tirando a parte do patrocínio q é unânime, mas q raio de emblema é aquele?! E eu q gostava tanto desta inovação de pôr três estrelas por cima do nosso emblema de sempre. Agora q deviamos olhar para o presente vamos jogar com um equipamento do passado? Mas serei eu o único a pensar assim? Espero estar errado e que isto seja apenas um equipamento comemorativo e não o principal.

    ResponderEliminar
  10. . patrocínios no manto sagrado só com letras brancas (independentemente do logótipo oficial do patrocinador);
    . três estrelas camisola nacional; duas estrelas camisola europeia;
    . em nenhum caso se deve alterar as cores do emblema do clube.
    . referendar pelos sócios em assembleia. e contra mim falo que não o sou.

    ResponderEliminar
  11. Éh páh, eu sou capaz de engolir tudo o resto, mas o fundo azul do patrocinador é uma afronta!!!

    Tirem aquilo de lá de vez!!!

    ResponderEliminar
  12. excelente post, super sensato e explicito daquilo que penso sobre esta camisola.

    falando sobre os estatutos, chamo à conversa este meu post http://chamagloriosa.blogspot.com/2010/03/ainda-mancha-azul-in-competencias.html

    onde tento expor o atentado que é o uso do azul na nossa camisola, e comparo com a realidade usado noutros clubes.

    ResponderEliminar
  13. Este ano só uma estrela na Europa, em jeito de homenagem. Para o ano espero ter 3, tanto em jogos da Europa, como em jogos nacionais.

    ResponderEliminar
  14. Bem visto, jubi. :)

    jl eu referi-me aos estatutos.

    ResponderEliminar
  15. obrigado joão, estava a questionar-me o que sería aquela estrela.

    Não gosto nem um pouco é do azul na camisola e decerto leva a que muitos benfiquistas não a comprem por causa disso.

    ResponderEliminar
  16. se virmos os equipamentos de 1960 a gola branca está em bico, a cima do peito nao ha risca horizontal branca, o embelema em fundo branco está bom apenas deveria ocupar mais o branco e a estrela por fora.

    http://3.bp.blogspot.com/_UiTjaeHHDU0/SpWd4gzJWOI/AAAAAAAAI3Y/m11nZsbZmCs/s800-r/benfica2_61.gif

    o seguinte exemplar seria perfeito:
    http://www.uksoccershop.com/images/invt/4009.jpg

    http://bancadapeao.files.wordpress.com/2009/02/benfica-19601.jpg

    penso que poderiamos tentar sencibilizar a direcçao para uma correçao em relaçao ao equipamento.

    ps: acho que ja foi dito tudo sobre o patrocinador

    ResponderEliminar
  17. só para dizer que acho que a camisola está lindíssima. alguns aqui já mostraram como as camisolas de 60 eram, penso que a ideia não é fazer uma cópia das camisolas de 60, mas sim trazer algo de lá para os dias de hoje. nesse sentido acho que está bem conseguido. penso que não faz sentido a estrela fora do espaço branco, pois se faz parte do símbolo tem de estar onde ele está. concordo com a estrela única para este ano comemorativo e concordo com o JG com os dois simbolismos. penso que a partir do próximo ano deveria ser 3 estrelas a nível nacional e duas na europa. quanto ao logo da tmn, nada a dizer. as imagens que circulam pela net com as letras do patrocinador a branco sobre o fundo vermelho demonstram o quanto a camisola terá a ganhar com essa alteração. aliás a expectativa de esse pormaior ser ainda alterado é o que me faz não comprar já esta camisola que, repito, acho lindíssima.

    saudações benfiquistas,

    Bernardo

    ResponderEliminar
  18. Aqui fica o meu comentário, com base num texto integral publicado no Catenaccio...

    A camisola principal Adidas 2010/11 - camisola dos campeões - já se encontra à venda, nos locais habituais, pelo preço de 70,00 €. A camisola inclui logo do SLB com 1 estrela em fundo branco que simboliza a comemoração dos 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus. Como se costuma dizer, estamos perante uma 'retro shirt' que evoca a memória gloriosa de conquistas passadas.

    Confesso: a primeira impressão não é muito positiva. Quando ontem vi a imagem da camisola fiquei algo desagradado e só hoje, aos poucos, e olhando com mais atenção, vou apreciando melhor o equipamento oficial (principal) para a próxima temporada. Desde logo, a camisola oferece tudo aquilo a que os sócios e adeptos têm 'direito', como sejam a estrela em fundo branco, com enorme significado simbólico, e o escudo de campeão nacional 2009/10 na manga direita. Contudo, estaria a mentir se pontuasse esta peça única com a nota máxima: o logotipo da TMN continua a ser um atentado visual e as riscas brancas horizontais (ao centro) e as verticais (nas mangas) são desajustadas. No resto, existe uma aproximação a esta 'retro shirt', verdadeira preciosidade repleta de um vermelho vivo a cobrir a quase totalidade do tecido. Caros leitores, neste caso faz sentido utilizar a palavra vintage.

    Podem retorquir: o 'manto sagrado' é sempre belo e magnífico. Aos nossos olhos, claro que sim. Ainda assim, tenho que desabafar o seguinte: a questão do sponsorship da empresa (TMN), que também participa no naming do Estádio, devia ser resolvida de outra forma. Não colocando em causa o profissionalismo da Adidas e a competência do departamento de marketing do clube, aquele horrível rectângulo azul estraga qualquer camisola oficial. Porque não pensar em patrocínios alternativos com maior ligação cromática ao Sport Lisboa e Benfica? Porque não 'empurrar' o logotipo da TMN para uma das mangas (como no caso da MEO) e deixar a camisola livre destes borrões? Como aprendi há muitos anos, sabem qual é uma das práticas de gestão mais elogiada? É o KISS: Keep It Simple, Stupid.

    Como em situações análogas gosto de comparar o que se pratica além-fronteiras, centrei-me no caso da minha equipa inglesa preferida: o Liverpool. Como podem comprovar neste 'link', existem vários parceiros que se relacionam com o clube inglês. O Main Club Sponsor dá pelo nome de Carlsberg, mas curiosamente partilhamos o mesmo Kit Supplier: Adidas. Depois, existem outros parceiros de negócio: oficiais, comerciais e regionais. Agora, como é que todo este puzzle económico se conjuga e valoriza em termos do equipamento oficial? A resposta está aqui. Apesar de algumas semelhanças, o resultado final é francamente elegante e devidamente sóbrio. Melhor: não 'agride' visualmente.

    Para terminar, se realmente tivesse poder decisório, quais seriam as minhas opções? Em primeiro lugar, como referi anteriormente, o respeito pelos parceiros económicos não invalida que o interesse comercial se suplante à tradição e simbolismo do 'manto sagrado', pelo que o logotipo azul devia ter um menor destaque. Em segundo lugar, aceitando uma lógica de merchandising actual, creio que seria pacífico esperar, como equipamento principal, uma camisola vermelha com alguns rebordos a branco e, como equipamento alternativo, uma camisola branca com o inverso, isto é, o vermelho a pintar algumas (poucas) partes da camisola. Em terceiro lugar, a retro shirt comemorativa dos 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus ficaria como única e exclusiva opção para os jogos disputados na edição 2010/11 da Champions League, podendo também existir na cor inversa (branca), de forma a salvaguardar eventuais situações em que a equipa visitada tem prioridade na escolha do equipamento.

    ResponderEliminar
  19. J g, eu não tenho muito mais a adiantar ao que escrevi no meu post. A mudança das cores do símbolo é um atentado à História deste clube.

    Conseguiram fazer de uma camisola que poderia servir para relembrar um feito histórico, um mero pedaço de pano. É triste.

    ResponderEliminar
  20. BORA LÁ, PESSOAL. PETIÇÃO PARA TIRAR O AZUL NOJENTO DA CAMISOLA GLORIOSA. SÓ AS LETRINHAS BRANCAS. E JÁ AGORA, MAIS PEQUENAS.

    ResponderEliminar
  21. BORA LÁ, PESSOAL. PETIÇÃO PARA TIRAR O AZUL NOJENTO DA CAMISOLA GLORIOSA. SÓ AS LETRINHAS BRANCAS. E JÁ AGORA, MAIS PEQUENAS.

    ResponderEliminar
  22. Estou chocado com a alteração (das cores) do nosso símbolo! Como é que é possível que uma ideia destas passe pela cabeça de alguém?!? Atentado!!!

    ResponderEliminar
  23. - Primeiro, gostava que o SLB fosse rico o suficiente para não ter nenhum patrocínio na parte da frente da camisola. PONTO.

    - Já que não pode ser assim, pelo menos que fosse possível comprar camisolas sem os patrocínios. Tenho uma - modelo "retro" - linda!

    ResponderEliminar
  24. Sinceramente, a questão das estrêlas o que decidirem para mim está perfeito. Se bem que, uma vez que foram duas as taças conquistadas, seria lógico serem duas estrêlas.
    Sobre o azul da TMN, aí sim. Não faz sentido nenhum ter o azul ali estampado,por todas as razões e mais algumas. Penso que a TMN se quer patrocinar clubes, deve criar logos com as cores dos mesmos.

    ResponderEliminar
  25. O emblema é uma homenagem aos campeões europeus de 1961, e está lindo, o emblema é igual ao que foi usado nessa grande final. É esse o objectivo. Quanto a mim, adoro o facto de usarmos 3 estrelas, mas numa época de homenagem aceita-se o emblema. Quanto a mim a melhor camisola de sempre, mas valores mais altos se levantam: A mancha azul, feia, que insistem em pendurar nas camisolas. CHEGA! Se a tmn quer patrocinar o benfica não tem de pendurar aquele azul, basta meter as letras a branco no fundo da camisola fica bonito. Até se aumentarem o tamanho das letras!

    ResponderEliminar
  26. li tudo com bastante atenxao e nao podia estar mais de acordo..confesso que a ideia das 3 estrelas foi brilhante..alias a ideia do simbolo do benfica para mim ja nao imagino sem isso..tudo que nao tenha e como se fosse artigos da feira...agora a ideia da comemoraxao da 1 conquista europeia e boa ideia..e a camisola e se nao for outra coisa um excelente artigo de colecao..nao sei se ja viram a inscrixao a beira da etiqueta..maS VAIME fazer confusao nao ver as 3 estrelinhas...porque nao este ano colocar essas por cima do simbolo de campeao? ai eu ia logo a correr a uma loja comprar uma..hehe

    ResponderEliminar
  27. BENFIQUISTA A SÉRIO19 de maio de 2010 às 14:11

    http://www.facebook.com/group.php?gid=106433739401253

    Bora benfiquistas, adiram a este movimento que já começa a ganhar alguma força e que visa ver retirado o quadrado azul da TMN da nossa camisola! Não basta meter lá tmn a branco?

    Todos os clubes do mundo obrigam os patrocinadores a adaptarem-se aos seus equipamentos, menos o benfica que permite que a colocação de uma caixa azul de um patrocinador viole os seus estatutos.

    Adiram e façam os amigos aderir! Não vamos permitir que continuem a fazer isto à nossa camisola, já é demais!

    ResponderEliminar