origem

domingo, 7 de março de 2010

O Dia Que a Minha Dedicação Foi Reconhecida em Tons de Prata


É difícil chegarmos ao fim de um dia e sentirmos que foi um dia perfeito. É raro mas acontece e são esses dias que se tornam inesquecíveis pelas melhores razões possíveis.
Já sabia que hoje ia ser um dia diferente, emocionante e feliz. Há muito que tinha no meu horizonte o dia em que iria ao Estádio da Luz receber o emblema de prata que significa 25 anos de associado do Sport Lisboa e Benfica.

Há quem dê mais ou menos importância ao momento. Tenho amigos que aos 25 anos de idade já recebiam o seu emblema, eu tive que esperar mais 11 porque ninguém me fez sócio do clube quando nasci. Só me tornei sócio quando a minha altura já denunciava que tinha mais do que idade para pagar bilhete para assistir aos jogos. Desde muito novo que me habituei a ir aos jogos no Estádio e rapidamente ganhei autorização dos meus pais para ir sem adultos aos jogos de campeonato aos domingos à tarde. Por isso quando me tornei sócio em Maio de 1984 já levava umas 4 épocas de jogos na Luz na bagagem. O problema era mesmo não ter dinheiro para pagar os bilhetes com 11 anos e já estar alto demais para usar o truque de entrar com um adulto ao calhas.

Consegui o mágico cartão com o pretexto de ir para a natação do clube. Claro que o motivo principal era poder ir aos jogos todos do Benfica. E desde esse mês nunca falhei um pagamento de quotas. Durante uns anos os meus pais pagaram, e sou-lhes eternamente gratos por isso, e depois dos 18 anos passei eu a pagar.
Passei pela pior fase da vida do Benfica mas nunca me passou pela cabeça deixar de pagar as quotas, nunca! Aguentei sempre renovando a esperança que os bons tempos iam regressar.

Muitas vezes pensei no dia de hoje, como iria ser a cerimónia que Direcção ia eu encontrar. Já viram se tivesse o azar de ter sido associado mais cedo e o meu emblema de prata ser entregue por Vale e Azevedo?!
É nestes pormenores que acredito no destino. Foi em 1984 porque teve de ser.
Tenho a sorte de receber o emblema numa fase de grande vivacidade do Sport Lisboa e Benfica, a equipa de futebol joga à Benfica, tenho ido ver grandes vitórias, ainda há 8 dias estava em Matosinhos a ver os 0-4, tive o prazer de estar na Gala de aniversário do Benfica e hoje passei um dia na Luz que terminou a ver os nossos dois rivais na luta pelo Título a não ganharem!

Hoje lembrei-me de pessoas e momentos que marcaram estes últimos 25 (quase 26) anos. A minha mãe que sempre aceitou, apoiou e compreendeu esta louca paixão que desde cedo desenvolvi pelo clube do bairro onde cresci, para ela vão os maiores agradecimentos por tudo o que fez por mim e por ainda hoje em dia trocar sms durante os jogos fora e na Luz.
O meu avô que tanto me ensinou sobre a nossa gloriosa história e que ainda foi comigo ao estádio ver a final da Taça UEFA.
Também o meu pai que não sendo benfiquista levou-me com ele aos jogos mais marcantes das quartas feiras europeias dos anos 80, assim como à minha 1ª final no Jamor contra o Porto em que vencemos por 1-0.
Um enorme agradecimento ao padrinho da minha irmã, meu tio por adopção, que foi o primeiro a levar-me ao estádio da Luz e como que por magia acendeu em mim esta paixão que ainda hoje vive intensamente em mim. Ao meu tio Victor e aos seus pais que também me iam buscar a casa quando ele não podia.

E aqui mais uma vez o destino fez das suas. Na longa cerimónia desta manhã no Pavilhão da Luz os primeiros sócios a serem destacados foram os mais antigos. Reencontro o meu amigo desde os tempos de Liceu J. Matias com o seu pai que ia receber o emblema de ouro. E fico a saber desta extraordinária notícia:
O Benfica viu também ser distinguida a primeira mulher com o anel de platina (destinado a premiar 75 anos de sócio) nos 106 anos da história do clube, Ermelinda Almeida.

Pois bem, esta senhora é precisamente a mãe do meu tio Victor Almeida! Um momento inesquecível que só pecou por não ter havido oportunidade de a cumprimentar na altura.

Quando chegou a minha vez de me dirigir para a mesa 1 para receber o desejado objecto mais uma partida do destino: na fila fico ao lado de Ricardo Araújo Pereira que há alguns anos participou noutro blog que eu tive, o Encarnado e Branco, e trocava muitos mails comigo sobre a actualidade do Benfica. Pusemos a conversa em dia dentro da medida do possível já que o Ricardo não tem como escapar a pousar para fotos e a dar autógrafos. Continua o mesmo benfiquista que eu sempre conheci e lamenta, como eu, aqueles primeiros 10 anos de vida sem ser sócio do clube.

Recebi o meu emblema de prata no mesmo dia que outras grandes figuras benfiquistas foram distinguidas: O campeão europeu mais jovem de sempre António Simões, o escritor Mário Zambujal e o antigo atleta Rui Mingas.

Da Direcção estavam as pessoas que eu mais estimo como Rui Costa, Luís Nazaré, e o Presidente. Felizmente tive oportunidade de tirar fotos com todos eles para um dia mais tarde recordar este grande dia.
Além de outros amigos que passaram o dia na Luz, ou passaram por lá, tive o prazer de ser acompanhado pela mulher que faz o favor de ter paciência para aturar tanta dedicação ao clube, o meu obrigado.

Dedicação. É esta a palavra que está gravada a prata envolvendo o emblema sagrado. E é a palavra que melhor descreve a minha relação com o Glorioso.

Hoje além da cerimónia almocei no habitual 3º anel e da parte da tarde fiz, finalmente, a visita guiada à nossa Catedral e fiquei esmagado com a grandeza das nossas Taças mais emblemáticas assim como de fotos lendárias.

Vi com os meus olhos a tão falada operação estética que foi feita no balneário da equipa visitante. Que excelente trabalho! Tudo decorado com fotografias enormes do nosso estádio, nomeadamente do "meu" Topo Sul, com imagens dos nossos jogadores a festejarem golos, e da nossa águia Vitória com ar imperial. Excelente! Deve ter sido naquelas imagens que começou o desconforto dos Corruptos karatecas de túneis.

Tudo terminou com mais umas Sagres a ver o clube Corrupto a perder mais 2 pontos e com o Braga a não passar no Bonfim depois de terem ficado tão contentes com o nosso empate lá no mês passado.
Já tenho aqui o meu emblema de prata e já só penso em voltar para a Luz. Há um jogo para ganhar e marcar definitivamente a nossa caminhada para o Título.
2010 tem tudo para ser um ano de enorme benfiquismo. Até agora está a ser brilhante.
VIVA O BENFICA!

17 comentários:

  1. Parabéns João!
    E espero que nos encontremos no dia 28 ou 27?
    Abraço glorioso.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns caro amigo, deve de ser mesmo fantástico e um enorme motivo de orgulho .

    ResponderEliminar
  3. Mereces. Parabéns amigo. Adérito

    ResponderEliminar
  4. Parabens!! Venham mais 25!!!
    :)

    Não sabia isso das fotos no balneário da equipa visitante. Excelente!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Maravilha!
    Conhecendo como te conheço, imagino a emoção e orgulho de um momento, um dia, tão especial.
    Parabéns! Agora, rumo ao Ouro (+ 25 anos), rumo ao título, rumo ao Mónaco :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Anseio por esse dia! Deve ser maravilhoso!

    ResponderEliminar
  7. Ainda vai demorar uns anitos a ser distinguido com tal prémio, por agora ficam os meus parabéns, JG.

    JNF

    ResponderEliminar
  8. Parabéns!
    Sou um leitor compulsivo de blogues, acompanho diariamente a blogosfera benfiquista e não só, este post está sem dúvida no meu top 3 de posts de sempre. Magnífica a paixão que transpira este texto. Não é que eu tivesse dúvidas da sua existência e dimensão, uma vez que acompanho os teus textos desde o antigo, e saudoso, terceiro anel. Para além de uma capacidade incrível de escrita, a paixão sempre esteve presente.
    Estou longe de atingir os teus 25 anos de sócio, só me inscrevi quando migrei para Lisboa no inicio deste século. Sou transmontano de nascimento e criação, aprendi a ser benfiquista com a paixão do meu pai, que desde a mina terna infância me contou gloriosas histórias do grande Benfica, e as suas aventuras pelo Porto e Minho, nas décadas de 60 e 70, para ir ao encontro desse grande Benfica, quando atravessar o Marão significava algo semelhante a uma viagem intercontinental actual. Aprendi a ser benfiquista quando todos os Domingos, ao final da tarde, fazia a minha visita semanal aos meus avós, e encontrava a minha avó materna colada à “telefonia” para saber o resultado do Benfica. A partir dos meados da década de 80 podia finalmente ver os meus ídolos, quando estes anualmente visitavam essa minha terra, lá encravada entre Trás-os-montes e a Galiza. Entrava no estádio mais de duas horas antes do jogo, e ficava ali com o nariz enfiado nos buracos da rede que separava a bancada do relvado, de pé, à espera que eles entrassem para visitar o relvado, depois para o aquecimento, depois para o jogo, e eu, ali de pé, mais de 4 horas sem pestanejar, não fosse perder um pormenor qualquer.
    No início da década de 90 estava a terminar o secundário e adivinha lá, onde é que foi a nossa viagem de finalistas? Estádio da Luz. Junho de 1993, escassos dias antes da mítica final de Taça com o Boavista, pisei, finalmente, solo sagrado. Só voltei a 15 de Dezembro de 2000 a sentir a mesma sensação, quando num Benfica – Gil Vicente (0-0) assisti ao meu primeiro jogo como sócio efectivo do SLB. Desde esse dia nunca mais falhei.
    Não te conheço, a minha realidade sempre esteve muito longe da tua, mas o engraçado da vida é que sem se saber às vezes criam-se ligações interessante, vivo há dez anos no bairro onde tu cresceste, sou professor na escola onde tu estudaste e leio com paixão o que tu escreves com amor.
    Agora vou para o estádio! Bom jogo!
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
  9. Parabens pá! Que venham mais 25.

    Entretanto acabei de me lembrar de uma coisa que é offtopic mas que não podia de vir aqui partilhar.

    É que os andrades desde que "descobriram" que são porto, nunca mais jogaram nada de jeito. Se calhar em anos anteriores, para além da fruta e afins, eles não sabiam que eram porto, deviam pensar que eram Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo, que nem sei o sei seu nome, parabéns pelos 25 anos... Lamentavelmente não sou sócio, mas sem dúvida que a paixão cá anda dentro!
    Espero ainda um dia lá chegar, pelo menos aos 25 anos também!

    Abraço e parabéns!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Eu já o estou a seguir de agora para a frente, mas, se quiser trocar o meu humilde link com o seu, por favor esteja à vontade! Obrigado!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez um texto escrito com grande sabedoria e paixão!

    Parabéns e continua o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  12. Obrigado a todos pelas vossas generosas palavras.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  13. MUITOS PARABÉNS e.... que invejaaaaa eh eh.

    CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  14. Já deixas o LFV pôr a mão no teu cú, qualquer dia vais á bola com o Barbas á bórliu...

    ResponderEliminar