origem

segunda-feira, 3 de maio de 2010

porto 3 - 1 Benfica

O Pior ficou para o fim


Em 15 jogos fora do estádio da Luz que tivemos de fazer esta época para o campeonato fui a 12. Como sei que em Olhão e Paços de Ferreira (as duas cidades onde não estive) não houve fins de semana de terror posso dizer com conhecimento de causa que o pior ficou mesmo para o último jogo.

Jogar no Porto é uma experiência (má) única. É como se uma vez por época tenhamos que ir ver e ouvir com os nossos próprios olhos o sentimento de ódio doentio de um povo que se encosta a um clube de futebol que por sua vez aproveita a força popular para mostrar todo o seu complexo de inferioridade em relação ao maior clube de Portugal, símbolo da Capital do nosso país.

Para nós era só mais um jogo de futebol onde até podíamos ser campeões nacionais, só mais uma viagem onde íamos ser mal recebidos, apenas e só uma partida que nem precisávamos de vencer.
Para eles foi toda uma semana dedicada a incendiar o jogo, as casas do Benfica atacadas, as ameaças, os apelos à violência, tudo para meter medo.
Enquanto os visados são os adeptos do Benfica que insistem em ir à cidade do Porto ver o jogo tudo controlado porque , como se viu, nós aparecemos sempre e enchemos o topo do Dragão para apoiar a nossa equipa.
Agora quando atacam a equipa de futebol e os seus técnicos em plena viagem para a cidade e depois voltam a atacar na ida para o estádio então aí já tenho as minhas dúvidas se não estamos a ultrapassar todos os limites.

Como é possível que um autocarro com uma equipa de futebol profissional seja atacado no seu caminho para o estádio chegando ao ponto de ferir jogadores?!
Vou deixar aqui bem claro para que fique registado que por mim ontem os responsáveis do Benfica perderam uma enorme oportunidade de acabar com aquele circo de ódio e mostrar ao mundo o que é se passa naquele cantinho de Portugal. Não vou nem dramatizar nem teorizar, para mim depois de a integridade física dos nossos jogadores ter sido posta em causa eu ficava muito contente que o autocarro do Benfica desse meia volta e só parasse na Luz. Depois o Benfica apresentava por escrito as razões sustentadas nos relatórios e imagens da polícia à Liga e à FPF (que obviamente se estariam nas tintas) e à UEFA e à FIFA que nestas coisas de segurança não costumam brincar. E que consequências teriam para nós esta balda? No máximo 3 pontos, digo eu, que por acaso nem nos fazem falta porque podemos fechar o campeonato em casa pontuando com o Rio Ave. Era isto que eu gostava que o Benfica tivesse feito.

Fomos a jogo mostrando estar acima de tudo isto e tentámos ganhar uma guerra que não é nossa. Perdemos porque o Porto ontem deu tudo o que tinha pelo orgulho de uma região que não admitia um Benfica campeão no seu terreno. A equipa do Porto fez o que tinha a fazer ganhou porque teve mais alma que o Benfica.
Não, não vou falar dos cartões mostrados aos nossos jogadores nem de casos de jogo. Não me interessam, fomos a jogo e perdemos deixámos o orgulho e o ódio daquela gente falar mais alto e adiámos pela 1ª vez a hipótese de sermos campeões. Não há drama nenhum, até aqui não tínhamos confirmado a conquista do título porque o Braga não deixou, nós temos sempre cumprido a nossa parte. Ontem fomos nós que não conseguimos e o Braga continuou a cumprir a sua parte. Na última jornada temos casa cheia uma tarde de sol (sim, não se lembrem de marcar o jogo para depois das 19h!!) e um dia inteiro para saborearmos a conquista de um título que só conheceu duas noites negras, curiosamente na casa dos clubes gémeos deste campeonato.

Foi um dia passado a viajar de combóio, 10 horas no total, só para estarmos ao lado da nossa equipa e mostrarmos que estamos sempre com eles.
Deixo um beijinho para a Mãe Dalila que ontem não só não esteve com o filho como andou o dia todo agarrada ao telefone preocupada no dia da Mãe.

Deixo uma nota final para dizer que gosto muito de ver a maneira como adeptos e jogadores do FC Porto estavam felizes dentro e fora do estádio na noite em que ficaram a saber que não passam do 3º lugar atrás do braguinha e que desta vez não vão mesmo meter os pés na Liga dos Campeões! Mas a sua alegria foi comovente. É precisamente a mesma alegria que vejo noutros campos quando não perdem connosco. Assim de repente lembrei-me da noite em que perdemos na Trofa e aquela gente ficou doida de contentamento uma histeria que acabou com o clubezinho a regressar à Liga de Honra. O princípio é o mesmo e enquanto a prioridade máxima do nosso futebol for "vencer o Benfica a todo o custo" seremos sempre maiores.

Venha de lá o título no último jogo da época.

42 comentários:

  1. Parabéns a quem foi. Não me recordo de um jogo de futebol (em Portugal) rodeado de um tal clima de intimidação, promovido desde as "elites" ligadas ao FCP. Apesar das ameaças histéricas, um grande grupo acompanhou a equipa até à zona sem lei. Ontem foram os meus heróis.
    p.s. Desportivamente dou os parabéns ao Porto pelo brilhante 3º lugar na Liga

    ResponderEliminar
  2. ja ta marcado....domingo as 18 hras....la estarei a apoiar e a festejar...em nossa casa.
    Carrega benfica

    ResponderEliminar
  3. "Deixo uma nota final para dizer que gosto muito de ver a maneira como adeptos e jogadores do FC Porto estavam felizes dentro e fora do estádio".

    Era suposto ficarem tristes?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Oh Carlos, mete a viola no saco e volta para o acampamento! Estamos fartos! O SLB ontem começou por ser intimidado dentro fora do campo. Talvez nos tenha faltado mais garra ainda, mas acabariamos sempre com 10 ou 9. Assim com muita fé resta-nos não sofrer nenhum golo no domingo e seremos justamente campeões!

    ResponderEliminar
  6. Quando falas em autocarro apedrejado estás a referir-te ao do FCP ou ao do benfica?
    Quando falas em integridade física dos jogadores estás a falar dos jogadores de hoquéi em patins do Porto?
    Claro que os adeptos do benfica são todos uns anjinhos e os petardos que se ouviram nas antas são todos os superdragões.

    Relaxem... o benfica ainda tem grandes hipóteses de ganhar o campeonato.

    ResponderEliminar
  7. Discordo de ti, Carlos. Ele escreve e bem!

    Velhas glórias? Ganhámos a taça da Liga este ano.

    O que faz de uma pessoa um mouro? Que eu saiba só a região das Astúrias, na Península Ibérica, é que não esteve sobre domínio mouro. Isso faz de ti um mouro? Tenho pais transmontanos. Isso faz de mim um mouro ou já não? O que é um mouro especificamente?

    Lamento pelo vosso adepto agredido mas também lamento pelo facto de não pedires desculpa dos actos praticados pelo teu grupo aí no Porto...

    Violência gera violência...infelizmente. MAs realmente os adeptos portistas deviam estar no Guiness pelo nível de violência que conseguem imprimir...espero que estejam orgulhosos de vós mesmos. Não sei se repararam mas com isso só dão ainda mais força ao Benfica.

    Cuidado que "quem vive pela espada..." ou "quem semeia ventos..."

    Obrigado por espreitares um blog de um benfiquista porque eu nunca escrevi para um portista e...os mouros como lhe chamas apenas dão um carácter mais civilizado ao país.

    ResponderEliminar
  8. Os cães ladram e a caravana ("Rumo ao Titulo") passa!
    Magnifico texto, JG, como sempre.
    Abç.

    ResponderEliminar
  9. fico também comovido com a quantidade de portistas que vem visitar o teu blog. Se calhar até não é assim tão mau como dizem, e até escreves alguma coisa de jeito, porque eu adepto do Benfica, nunca foi a um blog do FCP ler a cronica de um adepto que vai ao estádio ver o jogo, muito menos comentar.

    Eles festejaram, saltaram, gritaram, mas no domingo vamos ser nós os campeões!

    Aproveito só para deixar os meus parabéns a quem esteve no estádio, pois fizeram-se ouvir muito bem em grande parte do jogo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto sempre de ler os comentários do JG quando o assunto é o Porto.

    ResponderEliminar
  11. pedro soares lourenço,

    és apenas mais uma prova de que broncos há em todos os clubes.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que anda aqui muita gente contente pelo 3º lugar como há muito não se via.

    Também me parece que há muita gente desorientada que pensa que o Porto é exclusivo dos portistas. Quem, dessa cidade, pensa assim, apenas está a vincar a extrema regionalidade do clube que apoiam. O que juntando ao facto de serem permanentemente anti-Benfica, só provam de forma clara o provincianismo que lhes caracteriza e o complexo de inferioridade que os norteia.

    E para aquele desorientado acima que acabou por escrever que os portistas olham para o Benfica com desprezo, se isso fosse mesmo verdade, tanto ódio destilado por cada garganta azul prova bem o contrário. O desprezo dele é tanto que até comenta num dos melhores blogs encarnados...

    ResponderEliminar
  15. Saudações Benfiquistas...

    JG, muito bem escrito como sempre! Como é que é possível existir tanto ódio num país tão pequeno para com uma instituição que por onde passa enche tudo o que são recintos desportivos em qualquer modalidade. Clubes regionais que quando jogam contra o SLBenfica dão tudo aquilo que têm e o que não têm para vencerem o grande SLB e ao mesmo tempo aproveitam a presença deste grande clube para fazerem a receita da temporada. Sinceramente seria interessante na próxima época seleccionar um conjunto de jogos onde fosse pedida a não presença de adeptos do SLB nesses jogos para vermos de facto a força deste grandioso clube que é o SLBenfica. Relativamente aos acontecimentos de ontêm, extra jogo, julgo que a melhor forma de comentar é não comentar! Parabéns ao FCP que ganhou em campo com garra e crer! Jogaram como eu já vi o meu Benfica jogar esta época e ganhar sem qualquer dúvida. Se o Benfica jogasse ontêm com a mesma garra garanto-vos que hoje estaríamos a festejar a vitória do nosso SLB. Faria aqui mais um pedido à nação Benfiquista quando da deslocação ao Jamor desta equipa e dos seus adeptos. IGNOREM-NOS!! Sabem que a indiferença por vezes doi mais que a violência.

    Vamos todos apoiar o nosso clube do coração na próxima semana no palco onde serão sempre benvindos e nunca enxovalhados.

    Um grande abraço à NAÇÂO BENFIQUISTA.

    ResponderEliminar
  16. Esta estratégia, para quem não tem futebol e vive, para além das
    arbitragens, de conjugações do Zodíaco que permitem, uma vez por cada 3
    Luas, golos do Abelúcio e do Bronco Alves, foi bem montada, como antevíamos.

    Resta-nos, e não é pouco, cilindrar o Rio Ave

    ResponderEliminar
  17. Caro gr1904,

    Não conheço nenhum portista que esteja contente pelo 3º lugar.
    Ficamos foi contentes por não termos sido os cabeçudos da festa. É completamente diferente. Fosse o benfica ou o braga ou o vitória de guimarães.
    Eu quando falo no Porto refiro-me ao FCP. Tal como quando dizes benfica eu percebo que estás a falar do slb e não da freguesia.
    O anti-benfiquismo que referes é perfeitamente normal, tal como o autor deste blog é um anti-sportinguista declarado, tal como os meus amigos do benfica são anti-portistas convictos, assim como os adeptos do madrid são anti-barcelona, e os adeptos do inter e do celtic e do liverpool e de todo lado. Somos todos uns provincianos.
    Quanto a virmos aqui mandar umas postas é explicado por gostarmos de discutir os assuntos do futebol. Já que vocês não se atrevem a ler comentários ou artigos de adeptos de outros clubes preferindo a vossa "papa" diária de branqueamento que aparece em toda a comunicação social. É apenas um local propício à troca de galhardetes.
    Boa sorte para a próxima semana.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. nuno,

    Estás a falar do tetra-campeão nacional? Arbitragens?
    É por isto que eu gosto de vir aqui.

    ResponderEliminar
  19. Claro que sim, joao rafael. Fosse o Benfica, o Braga ou o Guimarães vocês ficariam IGUALMENTE satisfeitos. Claro que sim.

    É óbvio que é normal as rivalidades convergirem para um sentimento anti, mas quando esses rivais se defrontam directamente. Mas já não é normal passarem um jogo inteiro com cânticos totalmente anti-Benfica e deixarem os de apoio ao próprio clube para segundissimo plano. Aliás, sabes porventura melhor do que eu, se assistes in loco a jogos no dragão, que nem é preciso o Benfica estar presente em campo para passarem longos tempos a cantar contra o SLB. Eu não me lembro de um único jogo na Luz em que isso tenha acontecido. Mas para ti, é perfeitamente normal. E ainda vens com essa conversa. A vossa definição de anti está cravada de ódio, daquele ódio que o vosso papa, a quem vcs acenam invariavelmente que sim sejam quais forem as circunstâncias, andou a apregoar durante anos e anos a fio. Proclamar um clube e uma região à custa de um sentimento profundamente anti-Benfica é a antítese do que deve ser o crescimento saudável de um clube. Vcs conseguiram-no e não se livram disso.

    Caso não tenhas percebido, eu chamei portistas aos adeptos do fcp. Porque tripeiros, felizmente que os há, e muitos, que vestem de vermelho.

    ResponderEliminar
  20. Confesso que uma vitória sobre o benfica tem um sabor especial. Mas deves pensar da mesma forma. Não vejo aqui qualquer diferença.
    Estás enganado quanto ao sentimento anti apenas nos confrontos directos ou julgas que os adeptos do Real não estavam todos a puxar pelo Inter contra o Barcelona? Acho que em relação a este ponto estás completamente errado.

    Quanto aos energumenos que gritam slb fdp... ficas a saber que logo de seguida são presenteados com assobios por parte do resto dos adeptos (excepto em confrontos directos, claro). Eu sou o primeiro a criticar a claque do porto e quem entra nesse jogo do ódio.
    No meu caso essa etiqueta não cola: o meu pai é benfiquista e por sinal é mais anti-porto que benfiquista.

    Quanto à guerra anti-sul ou pró-norte acho uma perfeita idiotice. Trabalho em Lisboa e não tenho nada contra os "mouros". :P. Até porque acho que somos bastante parecidos na forma como olhamos para os jogos: completamente parciais.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. pessoalmente o jogo de ontem só me fez lembrar esta imagem

    http://i61.photobucket.com/albums/h61/southafrikanse/choro.jpg

    ResponderEliminar
  24. Carlos,
    És uma tristeza. Não sabes do que falas, não entendes o que escreves nem o que te dizem.
    Não consegues ver além do teu quintal e das palas que tens a adornar a caixa onde devias ter o cérebro.
    Pior do que isso, tentas generalizar para muitos o que só meia dúzia como tu, o papa e o macaco pensam e sentem.

    Sabes, um dia vais morrer, e vai ser como os grilos.

    ResponderEliminar
  25. E gostava de ver essa coragem ao vivo, sem ter o resto da corja a aquecer-te as costas...

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. Sou do Benfica desde pequenino...Venho aqui só dizer uma coisa.Ainda bem que perdemos pois se isso não tivesse aconteçido haveria mortes (mesmo)naquele estádio.O ódio é tão grande que é doloroso ver.É preciso muito complexo de inferioridade para se reagir como os adeptos do Porto o fazem.Esqueçamos esta triste jornada de antidesportivismo e vamos fazer a festa domingo no nosso estádio. Vamos deixar estes animais descansar sobre os louros do 3º lugar do pódio.Que Deus esteja connosco e Jesus convosco.Amén!

    ResponderEliminar
  28. para rir

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=8ccaf105-2948-47f4-8bc4-9af5a37ae5aa&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017&h=1

    ResponderEliminar
  29. criticais muito os adeptos do FCPorto, dizeis que temos complexo não sei de quê, mas o que se passa bem lá no fundo, é que ao fim de 5 anos lá conseguiros um titulo, e estavam com um medo do aralho de ficar mais 11 anos sem ver nada pela frente, andaram todos borradinhos e cheios de dor de cotovelo pelos grandiosos últimos 20 anos do Porto, e por mais um tetra conseguido, isso sim era o que vos ia na alma, alma essa pequenina.

    ResponderEliminar
  30. Grande JG. Espero que tudo tenha corrido bem e que tenhas tempo e paciência para escrever um post resumo da viagem. Isso sim é que importa agora o q se passou em campo bah...domingo às 18H é que interessa!!!!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  31. Carlos, o que quiz dizer com aquilo é que a zona do Porto incluindo todo o Portugal Continental esteve dominado pelos muçulmanos durante algum tempo...talvez a região de Lisboa tivesse durante mais algum tempo sob esse domínio...e depois? O meu argumento continua válido.

    Uma pergunta: o teu ódio ao Benfica tornou a tua vida melhor de alguma forma (em profundidade)?

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. djeiti e outros leitores espero a vossa compreensão para o seguinte:

    Pessoal, por um lado quero agradecer as dezenas de comentários que têm deixado nos diferentes posts, por outro queria pedir que tenham cuidado na linguagem. Resolvi abrir os comentários a todos , até a anónimos, e de uma forma geral a qualidade das participações é muito aceitável. Como há dias que temos aqui mais de 3 mil leitores vamos respeitar toda a gente não usando calão nem ofensas básicas de maneira a que eu não tenho de apagar alguns comentários úteis mas estragados por recorrerem a linguagem menos própria. De acordo?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  34. Tudo bem, compreendo e respeito. O blog é teu. E é pela qualidade que manténs que o acompanhamos.
    O texto escrevi após 48 h sem dormir e longa e dura viagem de regresso lá de cima com tudo o que sentia e doia.
    Mas confesso que fiquei um pouco desapontado e surpreendido por ter visto o comentário eliminado por ter usado a palavra “m” que não terá sido o primeiro palavrão a ser escrito no blog.
    Já apaguei também o mesmo comentário que tinha colocado no facebook.
    Tal como tinha dito, se for necessário apagar fotos que eu tenha lá que penso que apareces diz.

    ResponderEliminar
  35. Companheiro djeiti

    não precisas de te explicar, caramba. Fiz as mesmas viagens que tu no passado domingo sei bem o que dizes.

    O problema aqui é eu não querer editar os vossos comentários no seu conteúdo.

    só quero mesmo evitar o uso de linguagem menos apropriada para respeitar todos os que nos lêem. Nem toda a gente aprecia o uso do calão como sabes.

    Eu espero que compreendas e que continues a comentar tendo em conta o pedido de moderação. Afinal estamos a escrever num espaço público.

    e domingo é nosso. :)

    ResponderEliminar
  36. Sem dúvida!
    Esta semana vai continuar a ser dura de passar, mas Domingo lá estaremos para apoiar o Nosso!

    ResponderEliminar
  37. djeiti falaste em fotos no facebook. qual é a tua conta?

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  39. Tu tens claramente problemas.
    A tua cegueira é pior do que de todos os idiotas pintados de azul que saíram de casa com o intuito de andar à pancada.

    A ignorância demonstrada por essas gentes é desculpável quando comparada com a tua xenofobia e desconhecimento do que é Portugal (que, ao contrário do que pensas, não termina em Vila Franca).

    "É como se uma vez por época tenhamos que ir ver e ouvir com os nossos próprios olhos o sentimento de ódio doentio de um povo que se encosta a um clube de futebol que por sua vez aproveita a força popular para mostrar todo o seu complexo de inferioridade em relação ao maior clube de Portugal, símbolo da Capital do nosso país." Esta é a frase mais falhada que li nos últimos tempos.
    Obviamente que sendo tu um indivíduo que decide passar os fins-de-semana a visitar Portugal seguindo uma grupo de homens que vai para um terreno dar pontapés numa bola não é possível esperar-se daí uma inteligência extraordinária. Daí que o teu lamento por seres obrigado a deslocares-te à bela cidade do Porto para veres um freakshow de gente que vive num submundo ansiando pelo momento em que possam ser normais como os habitantes cosmopolitas da capital (sim, escrevi com letra minúscula porque, apesar de gostar muito de Lisboa, o teu complexo de superioridade disfarçado de orgulho é nojento), até não parece totalmente descabido.
    Quanto aos ideais faxistas e pseudo-elitistas presentes no excerto "em relação ao maior clube de Portugal, símbolo da Capital do nosso país" quase que justifica os actos destas bestas.
    É pena que existam pessoas que pensam como tu, pois desta forma estes actos de violência e ódios irracionais continuarão a ser perpetuados.

    Em jeito de conclusão: o Porto é uma cidade fantástica com muito que conhecer. Se tivesses dois dedos de testa já terias visto muito mais do que as redondezas do estádio do Dragão. E não precisas de ir lá uma vez por ano para ver um clube pelo qual tens uma fixação cega (imposta pelo ambiente em que nasceste, pois caso tivesses nascido no Porto, farias o mesmo pelo FCP) ser tradicionalmente derrotado.

    ResponderEliminar
  40. Tiago, posso te mandar um mail ou fazer um post sobre isto...

    ResponderEliminar