Há campeonatos em que adivinhar o campeão no início da época não é grande desafio. Na Escócia, por exemplo, ou é o Celtic de Glasgow, ou é o Glasgow Rangers, que, no conjunto, conquistaram 95 dos 114 títulos da primeira divisão escocesa. Esta temporada também já está tudo decidido, a favor do Rangers. Tal como em França, onde renasceu o Olympique Marselha, 18 anos depois da glória e dos escândalos da era Bernard Tapie, ainda com duas jornadas para o fim do campeonato. Mas ainda há muita incerteza em vários dos principais campeonatos europeus. Nada está decidido em Itália, Espanha e Inglaterra, enquanto na Alemanha só uma improbabilidade matemática impedirá o Bayern Munique de ser campeão.
Para José Mourinho, não será novidade ser campeão italiano. Já o conseguiu na temporada passada, de estreia como técnico do Inter de Milão, e pode repetir o feito, mas os dois pontos de vantagem que tem sobre a AS Roma fazem com que a formação milanesa dependa apenas de si para ser campeã. Na penúltima jornada, o Inter terá de vencer o Chievo e esperar que a AS Roma não vença o Cagliari para garantir o seu quinto título consecutivo.
Se a diferença se mantiver, ficará tudo para a última jornada, em que o Inter visita o quase despromovido Siena, enquanto a Roma terá de ir a Verona defrontar o Chievo. Se o Inter for campeão, será o 18.º título para os neroazurri (que ultrapassaria os 17 do AC Milan), o quinto consecutivo e mais um passo para uma tripla inédita no futebol italiano: a conquista da Liga, juntamente com a Taça de Itália (já ganha, anteontem, frente à AS Roma) e com a Liga dos Campeões (disputará a final com o Bayern Munique a 22 de Maio, em Madrid).
Para lá do mistério do título, há ainda a incerteza sobre se Mourinho continua em Milão ou se irá ceder ao apelo dos galácticos do Real Madrid.
Ronaldo, o último a rir?
Em Espanha, a luta também é apenas a dois e são os do costume, Barcelona e Real Madrid, separados apenas por um ponto, com duas jornadas por cumprir. Alimentado pelos golos e pela vontade de Cristiano Ronaldo, o Real tem-se mantido na luta, apesar das críticas dirigidas ao quase despedido técnico chileno Manuel Pellegrini. Até Guardiola, treinador do Barcelona, já reconheceu, em todo o seu cavalheirismo, que os "merengues" mereciam ser campeões.
Para o Barcelona, pode ser a época em que tudo perde, depois da eliminação da Liga dos Campeões às mãos do Inter. Na Liga espanhola, o Barcelona está a fazer a melhor época de sempre, somando 93 pontos, e o seu futebol é o mais bonito que se pode ver no mundo, principalmente pela magia de Messi. Mas a tarefa do Barcelona nesta jornada é bem complicada, contra o Sevilha, que ainda pensa na Champions, enquanto o Real recebe o sempre complicado Athletic Bilbau. O contestado Pellegrini resume bem este despique final, que pode bem ficar adiado para a última ronda: "O nosso destino não está nas nossas mãos."
Em Inglaterra não costuma haver grandes reviravoltas, mas o Manchester United, que defronta o Stoke City, vai esperar que o Wigan consiga alguma coisa em Stamford Bridge frente ao Chelsea, que lidera, com um ponto de vantagem sobre os red devils. Na última jornada da Premier League, a disputar domingo, o Chelsea pode regressar aos títulos depois da era Mourinho, agora com Carlo Ancelotti, naquela que foi a luta mais emocionante dos últimos anos. "Nunca se sabe o que pode acontecer no futebol, vamos lutar até ao fim", diz Nani, que este ano, após a saída de Ronaldo, assumiu um papel de destaque no ataque do United. Novo título do Chelsea fará vários portugueses campeões de Inglaterra, quase todos do tempo de Mourinho: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Hilário, Deco e Bosingwa.
Na Bundesliga, só uma inspiração goleadora do Schalke 04 mais uma defesa do Bayern Munique em colapso total poderá impedir os bávaros de serem campeões. Há uma diferença de três pontos e 18 golos entre as duas equipas, e o Bayern só não foi já coroado campeão porque a matemática pura ainda não deixou, pois pela matemática do futebol já é o rei.
Se está quase tudo a acabar no futebol europeu, há uma liga do Velho Continente que está prestes a começar. Segunda-feira, arranca o campeonato da Islândia, entre vulcões a lançar cinzas para os céus da Europa e uma crise sem precedentes. Fica a referência do campeão em título, o Fimleikafélag Hafnarfjarðar.
in Público
ESTE HOMEM É UMA MÁQUINA
-
Pode admirar-se um jogador de um clube rival? A resposta é sim. É raro, mas
acontece.
Lembro-me de ver adeptos do Real Madrid aplaudirem de pé Ronaldinho G...
Há 13 horas
Caro JG,
ResponderEliminarJa te disse que sou do Fimleikafélag Hafnarfjarðar (abençoado copy paste) desde pequenino? Ia era jurar que Fimleikafélag Hafnarfjarðar (escrever isto 2 vezes era um bico de obra do catano) era o nome do vulcao. Até parece que estou a ver os adeptos do Fimleikafélag Hafnarfjarðar nas bancadas a gritar: Fimleikafélag Hafnarfjarðar, Fimleikafélag Hafnarfjarðar, Fimleikafélag Hafnarfjarðar, Glorioso Fimleikafélag Hafnarfjarðar, Glorioso Fimleikafélag Hafnarfjarðar.....
Há para aí um pontapé na atmosfera... É o Inter que tem 2 pontos de vantagem sobre a Roma, portanto claro que depende apenas de si.
ResponderEliminarE um não a mais... "há ainda a incerteza sobre se Mourinho continua em Milão ou se não irá ceder ao apelo dos galácticos do Real Madrid".
São picuinhices, eu sei, mas porra, ainda não me habituei mesmo a ler textos em blogs (como este) que superam na atenção ao pormenor e em muitas outras coisas os de gajos que são pagos para isto.
Comprei um DN a semana passada em que a secção de desporto era quase toda ela boatos de transferências. Com tanto fundamento por trás como eu dizer aqui que é provável que o Di Maria e o Mantorras sejam vendidos no final da época a grandes tubarões europeus.
Até ver, acho que desisti da imprensa desportiva paga.
cosmo, obrigado. corrigido
ResponderEliminarem espanha o que está a dar são os carinhos entre o piquet e o ibra
ResponderEliminar:) :)
se os campeonatos europeus não acabam este fim de semana porque razão o Queiroz teve de marcar a sua conferência de imprensa para logo a seguir aos jogos da 1ª liga??? será para que ninguém ligue ao que vai dizer??
ResponderEliminarMUITA ATENÇÃO FESTEJOS .................. APENAS DEPOIS DO APITO FINAL, e mesmo assim dêem uns minutos de margem!
ResponderEliminarÉ a derradeira ARMA do sistema para a perda do jogo por INVASÃO de campo.
VAMOS PASSAR A MENSAGEM, É MUITO IMPORTANTE.
NÃO PODEMOS DAR MOTIVOS PARA NOS GANHAREM NA SECRETARIA O QUE MUITO SUOR E SANGUE NOS CUSTOU.