origem

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um Abraço ao Ricardo Galvão



Adorei este cartoon publicado hoje n'A Bola e resolvi aproveitar para o divulgar e ao mesmo tempo mandar um abraço ao Ricardo Galvão.
Não sei se ele lê blogues mas se alguém o conhecer e ler isto então que o reencaminhe a este espaço porque eu adorava poder voltar a contactá-lo.

O Ricardo Galvão foi meu colega de carteira na Escola Secundária de Benfica. Jogámos na mesma equipa de futebol de 11 no campo pelado do Magistério Primário, onde a minha irmã estudou até à 4ª classe, que hoje é a Escola Superior de Comunicação. Também jogámos na mesma equipa de futsal no Pavilhão da Secundária de Benfica, na altura um autêntico luxo em termos de instalações.
Sei que o Ricardo é um grande benfiquista, e que era daqueles alunos que parecia que pouco estudava para depois chegar aos testes e ter sempre uma das notas mais altas da turma. Tinha um sentido de humor apurado e um jeito para o desenho impressionante.

Os seus cartoons eram célebres. Passava as aulas a fazer caricaturas de colegas ou figuras públicas. A preferida para o efeito , já naquela altura, era a do Presidente do Porto.
Uma vez terminou um teste de história mais cedo que o resto da turma. Entreteve-se a fazer a caricatura da Professora nas últimas linhas da folha de teste. A alcunha da senhora era "A Cavala" por causa da sua dentição.
Guardei uma folha de papel A4 onde o Ricardo resolveu fazer uma caricatura de toda a turma. Desenhos ordenados pelo número de cada um. A minha era fabulosa. Lá estava o meu saliente nariz, que na altura me valeu a alcunha de Mortimore ( treinador do SLB naquela época), Morti para os amigos mais chegados, e o braço engessado ao peito que eu na altura exibia depois de ter partido o pulso numa luta durante um jogo de Basquetebol escolar.

Quando uns anos mais tarde vejo um cartoon n'A Bola nem precisei ver de quem era. Aquele traço só pode ser do Galvão. E era mesmo.
Foi o concretizar de um sonho para o Ricardo, já que nós já líamos a "Bíblia" naqueles tempos de liceu. Sempre.
Nunca mais o vi, nem nunca mais tive contacto com ele, mas sinto que sempre o acompanho ao continuar a comprar A Bola e a ver os seus fantásticos cartoons.

Grande abraço Ricardo!

2 comentários:

  1. Isso é que é memória, João.
    Um grande abraço também para ti.
    Ricardo Galvão
    galvaoricardo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Grande Ricardo!! A internet é uma maravilha.
    :)

    ResponderEliminar