origem

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Carta Aberta( Resposta) ao bancada de leão

Visto ter sido informado que há blogues que divagam sobre o "ódio" que os benfiquistas têm à Selecção e como há textos que são algo confusos em relação à minha posição, e por que sei que neste blogue o autor refere-se ao Red Pass, desta vez deixo aqui uma resposta em jeito de carta aberta ao meu amigo lag que no espaço de poucas semanas já publicou mais do que um texto em jeito de reacção a ideias publicadas aqui neste espaço. Das outras vezes ignorei, desta vez acho que merece resposta:

Varela,

como sabes não é meu hábito vir aqui comentar. Confesso que não leio regularmente este teu estimado blogue. Mas já é a segunda vez que aqui venho por receber alertas via mail, e comentários, que te referes a prosas minhas por aqui.

Permite-me que responda aqui ao teu infeliz post chamado "A selecção e ódio vermelho".

Começas tu por dizer:
Os Benfiquistas (o universo em estudo, aqueles que conheço e relativos) andam numa era de ódio à Selecção, que eu me lembre, nunca vista.

Era bom que, de uma vez por todas, expliques aos teus leitores que cada vez que utilizas exageradamente a palavra universo não chega dizeres que é relativo aos que conheces. Isto porque, segundo sei, para ti o UNIVERSO benfiquista que acompanhas , e sobre o qual tu reages, limita-se ao meu blogue, à Tertulia Benfiquista, e ao Mágico SLB.
Da minha parte , como sabes, muito me honra que eleves a minha opinião como sendo parte do UNIVERSO benfiquista mas acho absolutamente redutor que dois ou três blogues te cheguem para teres o pretexto de "bater" forte e feio no Benfica regularmente.

Aliás, basta ver pelos dois únicos comentários que tiveste, curiosamente de benfiquistas, que essa tua consideração está longe de ser justa para o UNIVERSO benfiquista que tu resumes a dois ou três blogues, repito.

Seria mais justo que cada vez que te atiras aos vermelhos explicasses aos teus leitores que são reacções ao blogue 1, 2 ou 3, e assim tudo fica mais claro.

Agora, se me permites, também gostava de comentar esta tua passagem:
"era de ódio à Selecção, que eu me lembre, nunca vista"

Oh amigo Pedro como os tempos mudam! Então nunca viste uma era de ódio como esta que dois ou três blogues do Benfica assumem?!
Onde estão os teus textos de indignação, carregados de revolta, sobre os festejos presidenciais portistas na altura em que a Grécia foi campeã da Europa?!
Onde estão os teus textos de indignação, carregados de revolta, sobre todo o ambiente odioso que veio da parte do UNIVERSO portista enquanto Scolari foi seleccionador?
Não te lembras?! Que memória tão curta...

Quanto ao teu ponto 2 permite-me achar que é das frases mais falhadas de sempre. Nem me vou dar ao trabalho de explicar porque acho que estás a ser ridículo quando pensas , se é que pensas mesmo, que aquele teu ponto 2 nos chateia. Até vou aproveitar as palavras do teu leitor Alexandre para te responder:
Mas, posso garantir-te, os adeptos do benfica estão a cagar-se para quem treina os sub-21 e os sub-19.
Basicamente é isto. Sem tirar nem por.

Quanto ao ponto Liedson a minha opinião não é bem aquela que resolvesta generalizar pelo UNIVERSO vermelho.

A chamada do Liedson é uma vergonha para quem a fez. Resumindo é só fazer uso da memória e sermos minimamente coerentes.
Quando CQ pegou na Selecção e começou a experimentar jogadores a primeira coisa que respondeu quando lhe puseram a hipótese de naturalizar Liedson e chamá-lo à Selecção foi um convincente NÃO!! Há entrevistas várias que provam a recusa de CQ em contar com o avançado. E eu na altura até compreendi e concordei. Naturalizar um brasileiro com mais de 30 anos só para um ciclo (Mundial 2010) seria absurdo e mostrava um desespero enorme. E assim se fez. Portugal jogou 6 jogos sem chamar Liedson. SEIS! Mais de metade do apuramento sem o chamar. E a minutos do fim do 7º jogo CQ mandou-o entrar com o resultado em zero zero. A isto eu chamo oportunismo desesperado. Eu se fosse dinamarquês teria dito o mesmo que eles disseram sobre a ridícula convocação do Liedson.

Se, e aqui o "se" faz toda a diferença, o Liedson tivesse sido chamado nos primeiros jogos deste ciclo não haveria polémica nenhuma. Mas assim é tudo muito triste.

E agora pergunto eu: Varela, tu que és um rapaz muito preocupado com a Selecção e que lhe desejas sempre o melhor, diz-me lá quantos jogos mais vai fazer o Liedson por Portugal sabendo que dificilmente há Mundial e que o Europeu é daqui a 2 anos e meio quando Liedson estiver a caminho dos... 34!! anos! É, ou não é uma chamada ridícula a transpirar desespero "looser" por todos os lados?

Finalmente, quero chegar ao ponto mais importante da minha intervenção.
Eu não ando a escrever sobre futebol há dois dias, e não sou nenhum anormal sem opinião fundamentada.
Quero chamar a atenção para o facto do meu "ódio" à Selecção ter começado no dia em que CQ foi nomeado seleccionador. E para provar o quanto estás a ser precipitado, e o quanto estás enganado sobre as razões do meu "ódio" à Selecção recupero aqui algumas passagens esclarecedoras do Encarnado e Branco, um dos blogues que fazem parte do teu UNIVERSO vermelho:

- 12 de Julho de 2008
Queirós de Regresso à Selecção
E a porcaria da FPF já foi toda limpa, Carlos?

- 11 de Setembro de 2008
Portugal 2 - 3 Dinamarca
E o Burro era ele... ?

- 12 de Outubro de 2008
Suécia 0 - 0 Portugal
Depois de visto o jogo, depois de lida a imprensa portuguesa de hoje já não tenho dúvidas.
Portugal , a nível de Selecção Nacional, está andar para trás uns bons 10 anos.
Alguém em Londres deve estar a rir-se.
Futebol atraente? A culpa é das arbitragens?
10 anos? ou mesmo 20...

- 16 de Outubro de 2008
Aguardei com curiosidade para ver a capa d'A Bola. Depois da edição de domingo ter sido inteiramente dedicada a um árbitro italiano que os nossos jornalistas elegeram como culpado de Portugal não ter ganho hoje esperava nova invenção com muita imaginação.
Mas afinal hoje lembraram-se de Scolari!
A capa de hoje deixa-me ainda mais perplexo que a de domingo passado.
Para começar isto nem é original. Se eu fosse um rapaz com a mania da perseguição até ia pedir direitos de autor por esta ideia, já que logo no jogo com a Dinamarca este espaço teve uma saída parecida como podem comprovar no arquivo: portugal - dinamarca

A seguir ao jogo de Alvalade o mesmo jornal explicou à nação ( e nem falo do Record e O Jogo que para mim contam pouco ) que perdemos mas agora estamos a jogar muito melhor!
Pois claro que estamos. Tem sido um regalo para os olhos.
A seguir ao jogo com a Suécia escrevi que andámos 10 anos para trás com este regresso de Queirós. Ou mesmo 20. Hoje não tenho dúvidas nenhumas que andámos 20 anos para trás. E ontem com a Albânia foi mesmo um jogo a lembrar os anos 80. Só faltou vir explicar que jogar contra 10 é muito mais complicado.

Os puristas queriosianos, e os anti-scolari, continuam a argumentar coisas. Coisas parvas como a qualidade do futebol da era Scolari.
Mas o que isso interessa? O que interessa é isto: há um ano depois do empate duplo em casa com Polónia e Sérvia , além de ter defendido Scolari na polémica do soco, eu escrevi que não tinha dúvidas que iamos estar presentes no Euro.
Hoje tenho muitas, muitas dúvidas se vamos ao Mundial. Diferenças. Mas se calhar eu também sou dos burros.

e ainda:

CQ = Fernando Santos

- 14 de Novembro de 2008
Vi a entrevista na noite passada do Queirós na RTP e duas palavras me surgem:
Fernando Santos

- 20 de Novembro de 2008
a propósito dos 6-2, esta até merece o link:
http://encarnado-e-branco.blogspot.com/2008/11/brasil-6-2-portugal.html

- 29 de Dezembro de 2008
Importa-se de repetir?
«Batiam-me menos se falasse com sotaque» - Carlos Queiroz

- 9 de Fevereiro de 2009
Scolari
Despedido do Chelsea.
Ainda irá a tempo de nos levar ao Mundial?

- 13 de Fevereiro de 2009
E a Selecção?
Então a Selecção jogou e não se diz nada por aqui?
Sim, não se diz nada. Estou, oficialmente, nas tintas para a Selecção do Queirós.

-19 de Março de 2009
Obrigado, Carlos!
Por deixares o Benfica de fora do descalabrado que se adivinha ser o resto da qualificação para o Mundial.

E , finalmente:
29 de Março de 2009
Portugal 0 - 0 Suécia
Tudo previsível. Não ganhamos um jogo em casa, e em 5 jogos só conseguimos bater ... Malta.
O mais espantoso é que no dia que anunciaram Queirós como seleccionador fiquei logo com a sensação que íamos voltar aos Mundiais de sofá, e ele nada faz para me desmentir.
Como já disse aqui uma vez andámos 20 anos para trás. Desde "Saltillo" que não tínhamos uma qualificação tão anedótica.
Continuem.


Varela, eu não sou nenhum Liedson que aparece na recta final a dizer mal, ou a "odiar". Eu sou coerente e , como viste, tenho provas que estou contra esta Selecção desde a chegada do CQ.

Desculpa a extensão da intervenção, mas desta vez achei que devia mesmo responder.
Posto isto, continua lá a torcer pela Selecção do Queirós, e continua a atento ao meu humilde espaço. Mas com memória, se faz favor.
Abraço

3 comentários:

  1. OUCH..ate da prazer vir aqui ler isto ..esta aqui tudinho...eu se fosse a esse lagarto sinceramente fechava a matraca e o blogue do gajo...já basta os otarios q se tem de ouvir todo o dia quanto mais os q pensam q escrevem bem!!o gajo tem é de tirar lições aqui do nosso Red pass.
    João mais uma daquelas respeitosas vénias... tens estado com uma qualidade exemplar desde o inicio do red pass ..suberbo

    ResponderEliminar
  2. Cheira-me que esse blog reles que não deve ter mais de meia dúzia de visitantes apenas quer é protagonismo à Rui Santos e tentando picar alguns respeitosos e badalados bloggers procura passar da dezena de leitores...
    Pelo Miklos e pela bela Orsi, naturalmente que 4a feira sou todo Hungaro!...

    ResponderEliminar
  3. É ridículo uma pessoa odiar a selecção apenas por não gostar do treinador.

    ResponderEliminar