origem

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Benfica - 8 Vitória de Setúbal - 1



Estive na Luz em 94 quando ganhámos ao Famalicão por 8-0. Era o Luís Vasco o guarda redes da equipa nortenha, e se não me engano houve 2 autogolos nessa noite.
Mal sabia eu que aquela goleada era uma espécie de fecho de ciclo glorioso e que nos 15 anos seguintes jamais a Luz (a antiga e a nova) teriam uma noite assim.

Ontem ao ver o resultado em 5-0 aos 37´comecei a puxar pela memória para me lembrar de uma noite assim. Lembrei-me dos 0-6 no Funchal , e depois só parei precisamente nos 8 contra o Famalicão jogo que me lembro perfeitamente de ver na Luz.

Ir para o intervalo com 5-0 é fantástico. Mas mais fantástico é sentir a nossa Luz a pulsar alegria numa segunda feira à noite em que mais de 40 mil adeptos foram ao estádio. É claro que ontem tudo nos saía bem, ao contrário de tantos e tantos jogos que esbarramos nas teias defensivas, e nos postes, e às vezes noutros factores.
O Benfica precisava de uma noite assim, os adeptos mereciam uma noite assim. Imagino que os outros, aqueles que são do maior clube de Portugal a seguir ao Benfica, o Anti-SLB, tenham abandonado as imagens da RTP ao fim de 20' de jogo. Fizeram mal, pelo menos os poucos que gostam de futebol, porque além do bom futebol praticado houve magia pura com um golo inesquecível de Pablo Aimar, daqueles que valem o preço de um bilhete.

Ao intervalo discutia com outros companheiros de bancada se alguma vez tínhamos visto um 5-0 ao intervalo e dizia-se que isto devia ser coisa dos tempos do Eusébio. Até que a minha avó liga-me para dizer, entre muitos sorrisos, que nem ela se lembrava de tal festival de golos! Pronto, se nem a avó Ilda se lembra é porque estávamos mesmo perante uma noite daquelas que perdurará na memória.

Gostei muito que o Benfica não tenha abrandado o ritmo na segunda parte. Vamos ter agora muitos dias sem campeonato e por isso era bom ficarmos com uma goleada na cabeça. E o facto de o adversário ser o Vitória de Setúbal fez com que todos os benfiquistas exigem-se mais e mais golos. O Vitória é um adversário tradicionalmente complicado, tem um historial recente de ligações ao clube da fruta do norte,e é treinado por uma espécie de treinador que era o escolhido por uma espécie de associado do Benfica candidato a Presidente para treinar o nosso clube. Temo pela saúde mental de Bruno Carvalho. Temo pela auto estima de Carlos Azenha.

Há noites assim, a história do nosso clube está recheada de noites assim. Ontem por 90' voltei a sentir o gigante Benfica que aprendi a amar desde tenra idade.
Mas foram só 90'. Daqui até ao jogo de Belém volta tudo ao zero e temos de começar tudo de novo para conquistarmos mais 3 pontos com a certeza que esta equipa do Benfica está forte. Mas forte mesmo.

para mais tarde recordar a ficha do jogo:

2 comentários:

  1. João,

    Quando te mandei o sms, o resultado ainda marcava 3-0. Porém, no meu íntimo, sabia que iria estar perante uma noite diferente, especial.

    Bela estreia do meu RedPass, com o pin a ajudar :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Houve um 6-2 ao Farense em q aos 10 minutos já estavamos a perder 0-2 e houve tb uma tareia de 7-0 ao Paços de Ferreira

    ResponderEliminar