origem

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Benfica 2 - 0 Bate



Há clubes pequenos, há clubes médios, há clubes grandes, e há há clubes enormes. Estou a falar de dimensão. Enormes haverá poucos espalhados pelo mundo fora. Por cá só há um, o Benfica.
Essa dimensão traz muitos problemas porque nos ciclos menos bons tudo parece atrapalhar.
Serve esta introdução para explicar porque é que a noite que vivemos ontem na Luz foi das mais bonitas da nossa História recente.
Um clube ganha dimensão com aqueles que lutam dentro de campo. Quanto maiores as vitórias, e quanto mais títulos somarem, maior é a dimensão. Ao mesmo tempo cresce uma aura em volta do campo, e os adeptos passam também a ser grandiosos. Veja-se o caso do Liverpool, por exemplo.
Quando se chega a esta combinação de grandiosidade, dentro e fora de campo, os estádios tornam-se míticos. É o caso da(s) nossa(s) Catedral.
Voltemos aos ciclos menos positivos para explicar que por aí se perde muita identidade, e o bater no fundo dá-se quando os que lutam dentro de campo ignoram aqueles que os acompanham. No fim do século passado, e no arranque deste senti muitas vezes a indiferença vinda de dentro do relvado. No principio dos jogos, no fim, depois de golos, não havia a empatia que, parecendo coisa menor, faz muita diferença na vitalidade do clube.

Pois ontem à noite senti-me recompensado pelos anos de desprezo, e indiferença, que o meu lugar na Luz foi sujeito. Ignorar quem tanto apoia, reparar só nos defeitos, e nas campanhas sensacionalistas que tanto atacam um só sector de bancadas, é injusto porque o saldo final é francamente positivo para quem la anda dentro a lutar pela bola. E nas últimas duas décadas nem sempre foram dignos desse apoio que nunca lhes faltou.

Ter alguém dentro da Direcção do nosso futebol que sabe reconhecer a História, e essa também é feita nas bancadas, que sabe homenagear aqueles que tudo dão ao clube, é das maiores vitórias do nosso Benfica. Ter alguém que sabe ouvir de fora para transmitir para dentro e explicar a quem não sabe que há 15 anos houve quem morresse bem longe do nosso país depois de ir apoiar a equipa à Croácia, é de uma importância enorme!

Ontem vi a minha equipa de sempre unida após a saudação às duas bancadas centrais a dirigir-se ao Topo Sul e mesmo ali junto da linha de cabeceira curvarem-se em jeito de homenagem por quem mais merece o carinho e respeito deles.
Depois vi o Nuno Gomes a marcar um belo golo e nos festejos aponta para o nosso lado e dedica convictamente o momento à bancada.
Isto após 5 minutos iniciais de absoluto silêncio em memória de três adeptos que estarão Sempre Presentes.

Arrisco que 90% dos benfiquistas não saiba o que estes momentos significam mas garanto-lhes que este "pormenor" é revelador da enorme vitalidade que o Benfica vive. Muito mais do que golos, do que vitórias, do que exibições, há coração, há reconhecimento, há o renascer de uma ligação que vale títulos, a relação entre relvado e bancada.
Também nesta ligação não há igual em Portugal. E não são muitos que se podem orgulhar de tal química por esse mundo fora.

Segunda noite europeia da época na Luz segunda vitória sem espinhas.
Estou orgulhoso do meu clube. Mais do que nunca.
Viva o Benfica!

8 comentários:

  1. Independentemente de tudo, uma vénia para os adeptos que dedicam uma vida ao seu clube do coração.

    ResponderEliminar
  2. Estive na Luz ontem e estava com muita curiosidade para ler as tuas ( se me permites a liberdade de tratar por tu)palavras...Realmente o momento da venia ao topo Sul foi um momento sublime e dos maiores a que tive a honra de viver como sócio e adepto deste clube especial. Foi de facto um momento arrepiante, bem como o inicio dos canticos após os cinco minutos inicias, vieram do fundo da alma, alma com a chama imensa daquilo que cresci a identificar como sendo o BENFICA, acho fantastico que finalmente quem manda, quem joga começe realmente a perceber que este clube somos NÓS que o fazemos, mais que as bolas que entram, as frutas que empodrecem o nosso futebol...e agora lá estarei em Leiria...mais uma vez parabens por este teu espaço..isto é o BENFICA

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas tuas palavras Carlao. Domingo lá estaremos. Com sempre. Sempre Presentes.

    PV a tua vénia também me emociona. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sou Benfiquista!
    Com muito Orgulho! Com muito Amor!

    djeiti

    ResponderEliminar
  5. Sou do Benfica e isso me envaidece! Sou doMaior clube do MUNDO! OBRIGADO BENFICA!

    Romaria a Leiria pessoal... EU VOU LA ESTAR!!!
    (hhtp://euvoulaestar.blospot.com)

    ResponderEliminar
  6. Realmente ontem os NN estavam a dar-lhe com mais alma do que é costume

    ResponderEliminar
  7. Impressionante o "Todos querem saber" depois dos 5 minutos de silêncio. Arrepiante.

    Ainda me recordo, como se fosse hoje, a coroa de flores q a Torcida Split deixou no Topo Sul.

    Sempre presentes, sempre!

    ResponderEliminar
  8. JG, obrigado por mais um post vindo lá do fundo da alma.

    Ter assistido a este momento no estádio foi intrigante e recuou-me uns bons anos. De facto, os valores do futebol de hoje nada têm a ver com o passado, por isso estes momentos assumem uma proporção ainda maior e mais sentida.

    Era um grande passo rumo a outros títulos, que este momento fosse perpetuado em cada ano. Temos na direcção alguém que sabe e percebe isso melhor do que todos os outros tecnocratas da sad.

    ResponderEliminar