origem

domingo, 6 de setembro de 2009

Andar 20 anos para trás

Com o empate na Dinamarca e a vitória da Suécia na Hungria (2-1), Portugal deixou de depender de si próprio para chegar ao segundo lugar do grupo, que pode dar acesso ao play-off. E é preciso sublinhar que o segundo lugar pode não ser suficiente, já que só os oito melhores dos nove segundos classificados poderão disputar a última hipótese de chegar ao Mundial.

Antes de mais, e para ser segundo no Grupo 1, Portugal precisa de vencer os três jogos que lhe faltam (dois com a Hungria e um com Malta) e esperar que a Suécia perca (dois ou três) pontos (defronta Malta, Dinamarca e Albânia).

Caso a selecção de Queiroz consiga ser segunda, ainda terá de fazer outras contas. Como o Grupo 9 tem menos uma equipa, os segundos classificados dos grupos 1 a 8 têm de prescindir dos pontos obtidos com o último classificado.

Nesta altura, ainda há demasiadas variáveis para determinar exactamente qual a situação que Portugal pode encontrar, mas o cenário está longe de ser optimista. Todos os segundos classificados (à excepção da Escócia) têm mais pontos do que Portugal, embora alguns tenham mais um jogo.

Se conseguir vencer os três jogos que lhe faltam e alcançar o segundo posto, Portugal somará 19 pontos e contará com 13 para a comparação com os outros segundos. Algo que não se sabe se chega.

3 comentários: